Parques participam do Plantio Global


Foto: Arquivo SVMA


Quatro parques municipais participaram neste domingo (19) do Plantio Global, ação colaborativa realizada em mais de 60 cidades de dez países para promover o plantio de árvores. Quinhentas árvores foram plantadas em quatro parques municipais: Chácara do Jockey, Natural do Carmo, Tiquatira e Vila Silvia. A ação envolveu a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), as Prefeituras Regionais Vila Mariana e Butantã, o Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) Vila Mariana, além de outros Conselhos como do Butantã, Jabaquara, Lapa, Pinheiros, Mooca e Santo Amaro, associações, movimentos e iniciativas socioambientais da cidade.

“A união entre governo, sociedade civil, empresas e entidades é muito importante para melhorar a arborização em São Paulo. A SVMA participa do Plantio Global com muita alegria”, afirma Gilberto Natalini, titular da SVMA. As questões ambientais na capital paulista são desafiadoras, pois a média atual de área verde por habitante, de 2,6m², está abaixo dos 12m² recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Precisamos estar preparados para solucionar a agenda verde concomitantemente com a agenda marrom, que trata de infraestrutura básica para a população”, complementa o secretário.

O Plantio Global é uma ação que reforça as políticas públicas e a gestão participativa defendida pela SVMA, além de conscientizar a comunidade sobre os benefícios ambientais do aumento da flora nativa. Os principais são melhorar o ciclo d’água, filtrar partículas tóxicas, controlar a temperatura, prover apoio e alimento às aves e aos seres humanos, proporcionar bem-estar e biodiversidade e atenuar os efeitos das mudanças climáticas.