Divisão de Fauna observa espécie peculiar de anfíbio


Foto: Arquivo SVMA

 

Na última sexta-feira (13), a equipe da Divisão de Fauna Silvestre realizou a primeira saída a campo dos biólogos responsáveis por inventariar répteis e anfíbios pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente em 2017. A “caçada” aconteceu com o apoio da Guarda Civil Metropolitana Ambiental e da Administração do Parque Anhanguera e a ação permitiu observar uma espécie de anfíbio que atrai a atenção por seu comportamento: fingir-se de morto quando ameaçado.

Chamado de “tanatose” pelos especialistas, esse comportamento é raro em espécies de anfíbios arborícolas como a observada, uma Phyllomedusa burmeisteri, conhecida popularmente por perereca-de-folhagem. Outra característica interessante é que os indivíduos dessa espécie se movimentam lentamente pela vegetação em um tipo de marcha característica e raramente utilizam o salto para locomoção.

A equipe de biólogos da Divisão de Fauna Silvestre tem por missão realizar saídas mensais em horários específicos para cada espécie. No caso dos répteis e anfíbios, é realizada no final da tarde e noite, utilizando a técnica da coleta por busca ativa. Os técnicos percorrem um trajeto pré-determinado em busca dos animais, ouvindo e observando a presença das diversas espécies. O trabalho permite o levantamento das espécies em determinadas regiões da cidade, compondo um inventário da fauna do município.