Planetário do Ibirapuera é reaberto em São Paulo

A cidade ganhou no aniversário de 462 anos a volta das atividades desse importante equipamento

Foi reaberto na manhã deste domingo (24) o planetário Prof. Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera. A sessão inaugural contou com a presença do prefeito Fernando Haddad, dos secretários Rodrigo Ravena e Romildo Campello (Verde), Gabriel Chalita (Educação), Nabil Bonduki (Cultura),  Benedito Mariano (Segurança Urbana) e convidados.

As duas primeiras sessões abertas ao público aconteceram às 15h e 17h, com lotação máxima dos 320 lugares disponíveis na cúpula do planetário. A apresentação abordou como é o céu da cidade de São Paulo sem a poluição e luminosidade, as constelações e os planetas. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre astronomia.

O espaço foi inaugurado em 1957 e é o primeiro planetário no país. Tem 550 metros quadrados, possui 320 lugares e a reforma contemplou o restauro do piso, parte hidráulica e elétrica, reforma das poltronas e o teto, sistema de ar condicionado, instalação de para-raios, além de um novo projeto pedagógico e a contratação de profissionais para atuarem no local.

A Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), fez uma parceria com a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC) para a reabertura e funcionamento do planetário. A UMAPAZ também é a responsável pela Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e a Escola Municipal de Jardinagem (EMJ).

Até o final de fevereiro, o planetário oferecerá quatro sessões diárias, de terça a domingo, às 10h, 12h, 15h e 17h. A entrada é gratuita e é necessário chegar 30 minutos antes da apresentação, para retirar a senha.

A partir do mês de março, durante a semana, o atendimento será para escolas de rede pública e privada (através de agendamento) e aos finais de semana e feriados, as sessões serão para  público em geral.


Serviço:
Planetário Prof. Aristóteles Orsini
Local: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Parque Ibirapuera