SVMA organiza I Simpósio de Plantas Medicinais da Cidade de São Paulo

Evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde

No dia 16 de maio (sábado) aconteceu o I Simpósio de Plantas Medicinais da Cidade de São Paulo, no Auditório da Universidade Paulista, campus Vergueiro. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz (UMAPAZ), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O Simpósio contou com a presença do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento e do secretário da Saúde, José de Filippi Júnior, além de representantes do Ministério da Saúde e de Conselhos de Farmácia.

Gratuito e aberto ao público, o evento teve a participação de mais de 500 pessoas, principalmente de ex-alunos, professores e colaboradores de todas as edições do Curso de Plantas Medicinais e Fitoterapia, promovidos desde 2009 pela UMAPAZ em parceria com a SMS.

As atividades representaram um momento importante de discussão das políticas públicas das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICs) – Plantas Medicinais e Fitoterapia no SUS, onde foram apresentados relatos de trabalhos e experiências desenvolvidos por profissionais da SMS e das secretarias de Saúde dos municípios de Guarulhos, Jundiaí e Registro.

A programação contou com palestras de professores e pesquisadores com experiência na área como o Prof. Dr. Elisaldo Carlini (UNIFESP/CEBRID) e o Prof. Dr. Luis Carlos Marques (APFIT e UNIAN).