II Seminário Internacional de Desenvolvimento Inclusivo: Políticas Públicas de Educação

A Mais Diferenças – Educação e Inclusão Social, em parceria com a Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI e o Ministério Público Estadual promove, dia 22 de março de 2007, das 9h às 12h, no Ministério Público do Estado de São Paulo, o II Seminário Internacional de Desenvolvimento Inclusivo: Políticas Públicas de Educação

O evento tem como objetivo sensibilizar e fortalecer o compromisso das administrações públicas na elaboração e implementação de políticas públicas inclusivas, envolvendo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Contando com o apoio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped dentre outros, o seminário é voltado para gestores e assessores públicos, profissionais que atuam com a inclusão das pessoas com deficiência, organizações da sociedade civil e demais interessados.

Com foco mais específico nas políticas públicas de educação que incluem pessoas com deficiência, os organizadores do seminário convidaram a palestrante internacional Rosângela Berman Bieler, ativista internacional dos direitos humanos das pessoas com deficiência, que trabalha há anos com projetos de cooperação internacional e desenvolvimento inclusivo, prestando consultoria nesta área, em especial, para o Banco Mundial e Governos Cooperantes. Estão confirmadas também as presenças dos debatedores Daniel Gonzalez, diretor do escritório Regional da OEI no Brasil e Rosalina Yosko Kawamoto Honorato, dirigente municipal de Educação de Campo Limpo Paulista – SP e presidente da Undime / SP e Undime Região Sudeste.

Entende-se por “desenvolvimento inclusivo” a concepção e implementação de ações e políticas para o desenvolvimento socio-econômico e humano que promovam a autonomia pessoal e a dignidade, para todas as pessoas, independentemente do seu status social, seu gênero, idade, condição física ou mental, sua raça, religião, opção sexual, etc., em equilíbrio com o seu meio ambiente. Este conceito leva em consideração e potencializa a ampliação dos direitos e capacidades de cada uma das dimensões do ser humano (econômica, social, política, cultural) na sua diversidade e especificidade, com base na procura e garantia do acesso universal, da igualdade de oportunidades e da equidade. Não discrimina, mas sim promove a diferença, aprecia a diversidade e a transforma numa vantagem, em um valor, em uma oportunidade e em um direito. A abordagem do Desenvolvimento Inclusivo surge, pois, como uma tentativa de abordar a luta contra a pobreza e dar visibilidade aos grupos em situação de vulnerabilidade, posicionando-os no cenário dos programas e políticas públicas em geral.

Mais informações pelo telefone: 55 (11) 5044-4609. Ou ainda, pelo site: www.maisdiferencas.org.br

Serviço:

II Seminário Internacional de Desenvolvimento Inclusivo: Políticas Públicas de Educação

Data: 22 de março de 2007

Horário: das 9h às 12h

Local: Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo

Endereço: Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 35, 9º andar – Centro / São Paulo

Inscrições gratuitas

Por e-mail: md@md.org.br

Palestrantes

Rosângela Berman Bieler
Presidente do Instituto Interamericano sobre Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo Consultora do Banco Mundial

Debatedores

Daniel González
Diretor do Escritório Regional da OEI no Brasil

Rosalina Yosko Kawamoto Honorato
Dirigente Municipal de Educação de Campo Limpo Paulista - SP e Presidente da Undime / SP e Undime Região Sudeste

Abertura

Representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo e da
Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo

Moderadora do debate

Carla Mauch
Coordenadora Geral da Mais Diferenças – Educação e Inclusão Social