Projeto capacita jovens para o mercado de trabalho

Parceria entre o Governo Estadual e Municipal lançou nesta segunda-feira, 27, na sede da Prefeitura de São Paulo, o Projeto Jovem Tec. A iniciativa tem o propósito de capacitar jovens estudantes da rede estadual de ensino médio na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), possibilitando o ingresso no mercado de trabalho. O programa prevê atender até 2010 cerca de 5.000 jovens.

O programa Jovem Tec é resultado de um termo de cooperação entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, representado pela Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização (SMG) e Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), do Governo do Estado de São Paulo, com anuência da PRODAM e das secretarias municipais do Trabalho (SMTRAB) e Educação (SME).

A PRODAM estabeleceu parcerias que asseguram uma certificação reconhecida e de alto nível dos jovens participantes, através do Protocolo de Intenções assinados com os parceiros Intel, Cisco, Microsoft, Telefônica e Instituto Mauá.

O programa atenderá alunos, entre 16 e 21 anos, da rede estadual do ensino médio. Inicialmente serão capacitados 200 jovens, que depois poderão realizar estágios nas unidades da Secretaria Municipal da Educação (SME). O objetivo do convênio é atender até 2010, 5.000 alunos da rede pública de ensino, possibilitando a todos eles, condições de ingressar no mercado de trabalho com capacitação e conhecimento na área de TI.  Durante a solenidade, o prefeito Gilberto Kassab assinou o projeto de lei que amplia as vagas de estágio para o ensino médio na Prefeitura de São Paulo.

Os 28 primeiros jovens já foram selecionados e estarão sendo capacitados no Centro de Educação Corporativa PRODAM, na unidade Pedro de Toledo. No aprendizado, conhecimento em informática, montagem e manutenção de computadores, conhecimentos básicos de rede, software e sistema de comunicação. Os estágios serão realizados em escolas da Diretoria Regional da Educação – Ipiranga.

Ao final do estágio, que terá duração de seis meses, dependendo do rendimento do estagiário, seu contrato poderá ser prorrogado por mais seis meses, totalizando um ano. A bolsa-auxílio será de R$ 338,95 mensais, mais R$ 112,20 de auxílio-transporte por mês.

De acordo com Lina Biselli Colombo, assessora da PRODAM e coordenadora do Jovem Tec, a expectativa é que esses jovens continuem estudando na área, e que sejam absorvidos pelo mercado de trabalho.

Formação

A capacitação terá carga horária total de 300 horas, que serão distribuídas em duas etapas. Na primeira, serão ministrados os conteúdos pertinentes aos cursos de Aluno Monitor (Microsoft) e Aluno Técnico (Intel), com cargas horárias de 140 horas e 80 horas respectivamente. A duração dessa etapa será de dois meses, com aulas presenciais nas unidades de capacitação da PRODAM. Nessa etapa, o aluno aprende a identificar, manusear e montar as partes que compõem o computador e adquire conhecimento em instalação e configuração de sistemas operacionais.
 
A segunda etapa da capacitação acontecerá simultaneamente ao estágio. Durante a semana, o aluno permanecerá quatro dias estagiando e uma unidade de capacitação para obter os conteúdos do curso IT Essencial (Cisco), com carga horária prevista de 80 horas presenciais. Essa etapa durará quatro meses.

Mais de 60 jovens estudantes participaram da primeira seleção, que incluiu prova escrita e entrevista com os selecionadores do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) e da PRODAM.