ObservaSampa é destaque de plataforma aberta

AppCívico destaca projeto ObservaSampa desenvolvido com apoio da empresa

O ObservaSampa, Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo, foi incluído como caso de estudo e um dos exemplos de uso de tecnologias abertas pelo AppCívico, empresa que realiza pesquisas sobre os principais aplicativos e soluções voltados à sociedade civil que estão surgindo em todo o mundo, certificando aqueles que podem ser replicados e customizados.

O ObservaSampa é uma plataforma online que reúne indicadores georreferenciados, em dados abertos, capazes de mensurar a qualidade de vida dos paulistanos, o acesso a equipamentos, assim como indicadores de desempenho da PMSP. Conta também com um espaço para publicação de estudos e pesquisas e participação popular no debate sobre os próprios indicadores.

Os indicadores do ObservaSampa foram construídos em conjunto com várias secretarias da Prefeitura Municipal de São Paulo priorizando aqueles definidos para o PPA 2014-2017, do Programa de Metas 2013-2016, além de indicadores do Programa Cidades Sustentáveis e dos Objetivos do Milênio (ODM). Para tanto, a Prefeitura criou um Comitê Intersecretarial de Indicadores, com representantes da administração pública municipal com o objetivo de elaborar e divulgar dados e estudos, para subsidiar a formulação, planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

A plataforma foi adaptada e evoluída pela Prodam a partir de indicadores levantados pela AppCívico para a organização não-governamental Rede Nossa São Paulo, que por sua vez a cedeu para a Prefeitura de São Paulo. A Prodam, através de cooperação com os desenvolvedores da AppCívico, realizou alterações para implementação local, customizações necessárias e integração com um sistema de mapas próprio e a própria Prodam realizou uma capacitação dos gestores da Secretaria Municipal de Gestão (SMG) envolvidos com o projeto do ObservaSampa sobre como realizar o uso da plataforma para subir os dados do Observatório.

A Prodam tem realizado evoluções da plataforma para atender as necessidades da Prefeitura de São Paulo ao tornar públicos os dados e tentar fazer do Observatório um espaço de pesquisa e análise das políticas e desenvolvimento da cidade. Também foi implementada uma nova visualização de gráficos contendo integração de indicadores, sobrepondo às informações, o que permite ao munícipe criar um indicador, uma nova forma de baixar todos os dados abertos disponíveis na plataforma com apenas um comando, links de notícias e estudos, dentre outros.

O diretor de DRDI, Sergio Mauro Santos Filho, ressalta que o projeto, para além da importância para a PMSP, ao reunir características de transparência, participação e inovação pelo uso de plataformas livres, foi um exemplo de cooperação entre o poder público, representado pela PMSP e pela Prodam, a sociedade civil, através da cessão da plataforma original pela Rede Nossa São Paulo, e a iniciativa privada comprometida com os interesses públicos, a AppCívico.

App Cívico

Com foco em dar visibilidade às ações voltadas para a participação da sociedade no desenvolvimento de tecnologias de interesse público, foi criada a empresa AppCívico em São Paulo. A AppCívico realiza pesquisas sobre os principais aplicativos e soluções voltados à sociedade civil que estão surgindo em todo o mundo, certificando aqueles que podem ser replicados e customizados.

Voltada para desenvolvedores de software que trabalham com tecnologia livre e dados abertos, a plataforma AppCívico é um marketplace de aplicativos cívicos certificados. Além disso, funciona como um portal para prestação de alguns serviços para ajudar a implementar tecnologias cívicas. O projeto tem apoio da Fundação Avina e tem uma equipe com mais de 10 anos de experiência na implementação e desenvolvimento de software livre, bem como a execução de projetos sociais em toda a América Latina.