05/07/2016 12h04

Share

Novos aplicativos facilitam o dia a dia do paulistano

Imagem do post

Com as ferramentas, munícipe pode tirar dúvidas sobre os principais serviços da pasta, agendar horário na Praça de Atendimento e realizar denúncias contra sonegação ou irregularidades fiscais

A secretaria municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico, com apoio da Prodam, desenvolveu novos aplicativos para facilitar o dia a dia do cidadão paulistano. Os aplicativos “Fiscalização Cidadã”, “Agendamento Eletrônico” e “Guia do Contribuinte” passam a integrar uma lista com cinco outras plataformas da pasta disponíveis gratuitamente para download em smartphones nos sistemas operacionais Android e IOS.

Com o aplicativo “Agendamento Eletrônico”, que foi desenvolvido pela Prodam, o munícipe pode agendar data e horário para ser atendido na Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico, diminuindo o tempo de espera em filas. Através da ferramenta, também é possível cancelar o agendamento. Com o app “Guia do Contribuinte”, o paulistano tira suas dúvidas sobre os principais serviços da pasta, como informações sobre tributos, serviços oferecidos pela secretaria e procedimentos a serem realizados pelo munícipe.

O app “Fiscalização Cidadã” possibilita que as pessoas realizem denúncias contra a sonegação fiscal ou irregularidades fiscais relativas ao Imposto sobre Serviços (ISS) e ao cadastro do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Se um estabelecimento se negar a emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) ou emiti-la com irregularidades, por exemplo, o cidadão pode denunciar essa ocorrência à Prefeitura, de forma anônima. Na mesma ferramenta, é possível ter acesso a um mapa que detalha como os imóveis próximos à localização do usuário estão cadastrados no sistema de IPTU. Assim, se for constatada alguma divergência em relação ao que está no mapa e o que está sendo visto na prática, basta tirar uma foto e enviar para que a Prefeitura analise a denúncia.

Para fazer o download dos aplicativos, basta procurar no Google Play ou na App Store pelos respectivos nomes ou baixar o app Finanças PMSP, que disponibiliza a compilação dos oito aplicativos da secretaria. Além dos novos lançamentos, estão disponíveis na plataforma os seguintes sistemas:

RESTITUIÇÕES: Permite realizar consultas utilizando o CPF ou CNPJ cadastrado e receber informações sobre o andamento da solicitação de restituição enviada à Prefeitura.

CADIN: Permite gerenciar e receber atualizações sobre pendências no Cadastro Informativo Municipal, realizar consulta detalhada de débitos e enviar código de barras, via SMS, para pagamento.

PAGAMENTOS: Permite consultar pagamentos não quitados e, caso seja necessário, solicitar a regularização.

FORNECEDORES: Permite gerenciar notas e receber informes sobre o surgimento de novo empenho, liquidação, pagamentos e cancelamentos. O app também grava na agenda do celular o dia do pagamento das Notas de Liquidação e Pagamento, e permite a consulta por número do contrato e ou processo administrativo.

NOTA FISCAL PAULISTANA: Possibilita a consulta à lista de prestadores de serviços mais próximos, aos bilhetes gerados e que concorrerão nos sorteios mensais, aos prêmios dos sorteios mensais e aos créditos recebidos, utilizados e disponíveis.


Com informações do Portal da Prefeitura