LabProdam disponibiliza game que estimula uso correto das ciclovias e a visita a espaços culturais

LabNaVia é integrado ao Sistema de Mapas Culturais e permite que o usuário conheça os equipamentos (museus, bibliotecas, CEUs etc.) que estão ao seu redor enquanto joga

O LabProdam, núcleo de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias da Prodam, em parceria com a São Paulo Aberta, disponibilizou na semana passada a primeira versão do aplicativo LabNaVia, jogo para dispositivos móveis e desktop que incentiva o uso correto das ciclovias, a adoção de práticas mais saudáveis de vida e estimula também o usuário a conhecer os equipamentos culturais da cidade.

O jogo, totalmente desenvolvido em software livre (Python 2.7), utiliza a localização por GPS do dispositivo móvel do jogador e é integrado aos Mapas Culturais da Cidade - iniciativa da SPCultura. Assim, o jogo é capaz de exibir de maneira interativa informações de eventos, espaços culturais e Praças WiFi Livre SP disponíveis num raio de 1,5Km do local em que o jogador está na cidade. Se o jogador estiver em Interlagos, por exemplo, será estimulado a visitar os equipamentos culturais nessa região, já um jogador que estiver em São Miguel Paulista será estimulado a visitar os pontos culturais próximos a esse bairro.

“Quando decidimos fazer o jogo, pensamos logo que não poderia ser apenas mais um game. Ele tinha que ter um objetivo público, portanto optamos por estimular a qualidade de vida, uso alternativo de mobilidade, educação no trânsito e, principalmente, fazer as pessoas conhecerem os espaços culturais da cidade mais próximos da região onde elas estão, e a parceria com a SPCultura foi fundamental para isso ”, explica Alexandre Calil, coordenador do laboratório de inovação tecnológica (LabProdam).

Calil conta também que, antes da disponibilização, o jogo foi apresentado a alunos das escolas públicas municipais, que puderam opinar e dar sugestões. “Foi interessante porque incluímos alguns obstáculos e cuidados que o ciclista deve tomar ao usar as ciclovias, mas a garotada que mora na periferia observou que faltava um cachorro para atrapalhar o ciclista, algo muito comum na periferia. Então colocamos em uma das fases do jogo um cachorro que aparece para assustar o ciclista”.

O jogo, dividido em três fases, possibilita que o jogador escolha o sexo, tipo de capacete, cor de roupa, cor de pele e de cabelo do seu avatar e faça a integração ou não com o Mapa Cultural da Cidade. Uma boa tática para vencer é procurar pedalar uma velocidade média e constante. Se o jogador se empolgar e correr demais, seguramente vai bater em algum obstáculo e perder tempo, pontos e até a vida (caso não respeite o semáforo de ciclista e seja atropelado).

Calil explica que a ideia é ir aperfeiçoando o jogo, com novas fases, desafios ou mesmo outras possibilidades. “Os usuários podem sugerir mudanças, aperfeiçoamentos, inserções, enfim, não é um produto acabado, mas que irá sempre evoluindo”.

Além de Calil, que coordenou os trabalhos, participaram diretamente do desenvolvimento do LabNaVia os estagiários Guilherme Almeida, Sabrina Tomy e Fernando Neme, com orientação e apoio dos técnicos José Carlos Castro Costa (o Billy Joe), Fernanda Tamaio e Paulo Spinelli.

Para quem quiser conhecer e jogar, o LabNaVia já está disponível para a plataforma android no Play Store (Google). Para os desenvolvedores, o código do jogo está disponível GitHub, para plataformas Windows e Linux (Debian - Linux Mint Mate 32bits).

LabProdam

O LabProdam é um ambiente de criação colaborativa, participação e experimentação destinado a propor novas tecnologias e soluções de TI para a Prefeitura Municipal, além de incentivar e participar de ações de desenvolvimento colaborativas com a sociedade, às universidades, entidades sociais e até mesmo empresas.

Laboratórios como o LabProdam surgem como uma nova tendência mundial, implementados por governos, universidades e institutos de pesquisa e desenvolvimento, para fortalecer os elos com a sociedade, incentivar a participação social no desenvolvimento e experimentação de tecnologias, na gestão pública e no incentivo ao uso de dados abertos. Eles fazem parte das estratégicas de co-criação, formação de redes colaborativas, transparência e participação social.

Veja mais:

São Paulo Tech Week atrai 15 mil pessoas