Encontro Transporte Vertical 2010

Em meados de outubro, ocorreu o Encontro Transporte Vertical 2010 - Perspectiva do Setor, que teve como objetivo apresentar os problemas e os panoramas do setor de elevadores. O encontro foi realizado no Hotel Renaissance, na região da Paulista e contou com a participação do prefeito Gilberto Kassab.

Durante o evento, o prefeito ressaltou que em 2006, a Prefeitura de São Paulo criou o Relatório de Inspeção Anual (RIA), documento obrigatório que atesta a segurança dos elevadores ao Departamento de Controle de Uso de Imóveis (Contru), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Controle Urbano. O relatório possibilita saber se o elevador está em boas condições de operação, se tem passado por vistorias, e o motivo do último reparo.

“O RIA pode ser obtido pela internet e possibilita a administração fazer um acompanhamento mais efetivo do funcionamento dos elevadores na Cidade. Esperamos aperfeiçoar e avançar cada vez mais nesse setor com uma fiscalização atuante", declarou o prefeito. O RIA on-line paulistano é referência no país. Em São Paulo, é obrigatório contratar empresas conservadoras de elevadores cadastradas no Contru.

O relatório, que é emitido via internet, foi desenvolvido pela PRODAM. Regulamentado pelo Decreto 47.334/06, o RIA On-line foi criado para viabilizar a fiscalização de elevadores e passou a ser exigido a partir de setembro de 2006. A ferramenta permite ao Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru) saber se o elevador está em boas condições de operação, se vem passando por vistorias sistemáticas, quando e porquê houve o último reparo. O programa engloba também escadas, esteiras rolantes e elevadores de cargas.

De acordo com o decreto, condomínios e administradoras devem solicitar às empresas de conservação de elevadores a cópia em papel do Relatório de Inspeção Anual (RIA), uma espécie de “atestado de saúde” desses equipamentos, cujo preenchimento deve ser feito via internet, no portal da Prefeitura Municipal de São Paulo, em RIA On-line. O RIA deve ser afixado no quadro de avisos do condomínio, informando aos condôminos que os elevadores do prédio estão em conformidade com a legislação e são mantidos por uma empresa idônea.

Calcula-se que existam na cidade de São Paulo aproximadamente 60 mil elevadores que realizam 200 viagens por 18 horas diárias. Esses equipamentos transportam diariamente cerca de 23 milhões de pessoas, número que equivale a duas vezes a população da metrópole.