Escritório de projetos padroniza metodologias e ferramentas na Prodam

Padronização de toda a entrada de demandas Padronização de toda a entrada de demandas

O escritório de projetos, também chamado de PMO (Project Management Office) é o responsável por definir e executar metodologias nos processos de planejamento e gerenciamento de projetos dentro de uma empresa, além de otimizar o controle e a padronização dos processos. Na Prodam, cabe à Gerência de Escritório de Projetos e Processos (GDO) atuar em todos os projetos da empresa, seguindo a metodologia MPS-Br, engajados na missão de dar visibilidade, controle efetivo e transparência dos projetos, para a diretoria e clientes.

Uma das iniciativas da gerência foi padronizar a entrada das demandas, que anteriormente eram realizadas por três sistemas diferentes utilizadas pelas Diretorias de Desenvolvimento e Operações de Sistemas (DDOs). Para unificar e padronizar todas as entradas e gestão de demandas, o Escritório de Projetos e Processos elegeu a ferramenta GDP (Gestão de Demandas Prodam), desenvolvida internamente, como padrão. A intenção é que a partir de abril todas as DDOs já estejam utilizando uma ferramenta única, o que vai melhorar o gerenciamento dos projetos, controle de horas e padronização dos processos. apontamento de horas para a empresa.

Em paralelo, o Escritório de Projetos e Processos está desenvolvendo um projeto para gerenciar as demandas acima de 700 horas, para acrescentar mais informações e ter um controle mais específico em cima dessas demandas. Para isso, está sendo desenvolvida a ferramenta GPP (Gestão de Projetos Prodam) que estará interligada ao Sistema de Gestão de Demanda. Com a ferramenta, os diretores da Prodam poderão visualizar e acompanhar todos os projetos, por meio de dashboards on-line, que serão gerados através de atualizações do gerente de cada projeto, com informações sobre status reports, possibilitando ter melhor controle dos projetos além de um controle real das horas que são apontadas e faturadas.