Monitorando uma cidade que nunca dorme

 

Já imaginou como é monitorado o serviço de wifi livre na cidade de São Paulo? Ou como são gerenciados os links de internet de hospitais municipais? Esses e outros serviços fundamentais para o município são monitorados e gerenciados pelo NOC (Network Operations Center) da Prodam, equipe responsável pelo controle e monitoramento dos serviços de TIC da Prefeitura de São Paulo, capaz de verificar em tempo real, se os links atuais estão ativos e correspondendo ao desejado e agir em caso de interrupção. Sob o comando da Gerência de Serviços (GIS), o NOC controla os serviços de áreas como tributação, saúde, orçamento, fiscalização, gestão de pessoas e ambiental, que requerem monitoramento e suporte integral (24 horas, 7 dias da semana) para mantê-los ativos, ininterruptamente.

O acompanhamento de cada serviço é realizado por meio de dashboards (painel de indicadores), que exibem o seu status e desempenho, o que possibilita a proatividade no tratamento de incidentes. As informações monitoradas são extraídas de forma contínua ou sob demanda e são armazenadas em um banco de dados pelo prazo de um ano. Além do monitoramento, caso haja alguma indisponibilidade, a equipe do NOC realiza o primeiro suporte ao serviço afetado, aplicando prontamente medidas corretivas que devam ser tomadas. Outro papel, não menos importante, é a comunicação que deve ser enviada para os usuários, internos e externos, afetados por problemas, dando a eles a ciência de que a falha está sendo tratada e qual o prazo para a sua resolução.

As aplicações utilizadas pelo NOC que possibilitam a realização dessas atividades críticas são a ferramenta Zabbix, que é utilizada para o monitoramento dos recursos de infraestrutura e, integrado ao Zabbix, o TMart que realiza um acompanhamento mais focado no desempenho e disponibilidade de aplicações e serviços, além de proporcionar uma visão da experiência do usuário final. Essas duas aplicações garantem que todos os recursos envolvidos na prestação de serviços para a administração municipal sejam monitorados e permitam manter seu funcionamento de forma eficaz e eficiente.