Capacitação de servidores para uso do SEI! atinge a marca dos três mil

Sob responsabilidade da Prodam, a capacitação prepara servidores municipais para uso do sistema eletrônico de documentos

O curso de Processo Eletrônico e Sistema Eletrônico de Informação (SEI!) atingiu a marca de três mil servidores municipais capacitados até a segunda semana de abril. Coordenado pelo Centro Educacional da Prodam e pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (Emasp) a capacitação visa preparar os servidores para a implantação do Processo Administrativo Eletrônico na administração municipal.

A utilização do sistema eletrônico permitirá, gradualmente, a eliminação do uso de papel na tramitação de processos e documentos administrativos autuados pelos órgãos municipais, o que poderá representar uma economia anual de cerca de 35 milhões de folhas de papel. Para se ter uma ideia, somente em 2014, foram autuados mais de 280 mil processos administrativos e gerados cerca de 1,5 milhões de documentos.

Implantado pela Prefeitura em dezembro de 2014, após a assinatura do termo de cooperação com o Tribunal Regional da 4ª Região (órgão responsável pelo desenvolvimento do sistema), o SEI! permite a criação, edição, assinatura, armazenamento, controle, compartilhamento e obtenção de informações existentes em documentos de maneira ágil e segura, além de garantir mais transparência na gestão administrativa.

A capacitação dos servidores públicos teve início no dia 10 de dezembro de 2014 e as vagas foram ampliadas de 40 para 80 por dia. O curso realizado pela Prodam é presencial e desde 15 de abril passou de 8 para 4 horas duração. “O curso é fácil e interativo e seu conteúdo foi compactado, diminuindo a parte teórica”, explica Salatiel Ribeiro, gerente de Treinamento a Clientes (GVT).

De acordo com o gerente da GVT, a expectativa é de capacitar até o fim deste ano, cerca de dez mil funcionários da administração direta e indireta. “A adesão ao curso tem sido muito boa”, comenta.

O Sistema Eletrônico de Informações vem sendo utilizado desde janeiro deste ano para a tramitação eletrônica dos processos orçamentários por todas as secretarias, e dos processos de contencioso fiscal pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico. Aos poucos, outros tipos de processos serão autuados e tramitados pelo sistema.