Do início aos anos 90 – os primeiros 20 anos (1971-1991)

O primeiro endereço da PRODAM foi na Av. Sete de Abril, 118 - 12º andar - conjunto 1201 - Centro.

A intenção de Figueiredo Ferraz, prefeito da cidade no ano em que a Prodam foi criada (1971), era que a empresa funcionasse como apoio técnico à Administração Municipal. A PRODAM deveria reunir elementos para que Administração pudesse decidir, de forma mais segura sobre a programação de qualquer obra ou serviço público. Muitos relatórios usados pelos administradores poderiam estar falseados, o que comprometia a tomada de decisões.

Enquanto a Companhia era implantada, foi assinado, em janeiro de 1972, para o serviço de "bureau", contrato com a IBM. Em outubro de chegaram na empresa os primeiros equipamentos, comprados da IBM.

O primeiro sistema desenvolvido para cidade foi o de fiscalização de feiras. Segundo comentário corrente na época: "(na feira) sabia-se havia muitas burlas por parte de fiscais desonestos."

São Paulo foi a primeira cidade do mundo a utilizar-se de um sistema de mapeamento informatizado dos logradouros: o Cadlog.

Em 1973, foram admitidos os primeiros trabalhadores com deficiência visual.
No início deste ano, a Prefeitura passou a controlar o sistema de trânsito da cidade, que antes era de responsabilidade do Detran, devido a isso e por haver muita corrupção no órgão na época, desenvolveu ainda neste ano o sistema de Administração de Multa de Trânsito. Eram processadas mensalmente cerca de 120 mil multas.

O presidente da Empresa naquele período, depois de 10 anos da implantação do controle de multas, fez o seguinte comentário ao Jornal PRODAM: "Quando instituímos o sistema de multas computadorizadas, a PRODAM foi invadida por uma verdadeira quadrilha, ameaçando o pessoal de trabalho, quebrando cadeiras, arrebentando tudo o que eles encontravam pela frente. Foi uma verdadeira loucura fazermos cobrança de trânsito na base da proteção militar. Os motivos? Sinceramente não sei ..."

A Prodam assina convênio de assistência técnica com a SERPRO e a PRODASEN.

A Secretaria de Finanças passa a ter todos os impostos e taxas sistematizados, a imprimir seus relatórios e a programar o orçamento da cidade; a Secretaria de Administração para a utilizar-se do sistema de administração de pessoal. Outras também passam a utilizar-se de outros sistemas.

Em janeiro de 1974, chegou à empresa o computador IBM/370 - mod 158, que agilizou o processamento de dados da Companhia. Para acompanhar a sua velocidade foi adquirida a microfilmadora data grapfix 4200, que permitiu a integração do Sistema de microfilmagem ao Sistema de Computação.

Em setembro, foi aprovada a aquisição de um computador para back-up, tendo em vista a implantação dos Sistemas on-line.

Em dezembro, foi adquirido equipamento para leitura ótica. Todo o processo de arrecadação do IPTU é feito pela PRODAM: da emissão dos carnês ao controle da arrecadação.

O Sistema Cadlog continua a ser desenvolvido. O paulistano se beneficia do sistema, pois ele agiliza a aprovação de plantas para a construção dos imóveis.
Em janeiro de 1975, foi instalado o equipamento de leitura ótica. A partir deste ano, a Companhia ampliou o desenvolvimento de sistemas, aumentando sua demanda de serviços. Era necessário aumentar a capacidade de armazenamento do computador; para tanto, foi adquirido mais um módulo de memória adicional com 1024 kbytes, duplicando a capacidade de armazenamento do IBM/370.

Neste ano, foi instalada uma unidade de controle de comunicações (teleprocessamento), que permitiu o acesso dos usuários diretamente ao computador, por meio dos terminais instalados em seus locais de trabalho.
Em janeiro de 1976, a Empresa se instala no Pavilhão Eng. Armando Arruda Pereira, Parque Ibirapuera; o metrô passa a ser seu cliente.

Foi desenvolvido, com a ajuda de programadores com deficiência visual, o "libra": um programa que possibilita a impressão de qualquer texto em braile. Em uma matéria do Jornal PRODAM, lemos: "Com o acesso às listagens impressas pelo computador, a compilação e a conferência dos testes dos programas são tarefas que, atualmente, com o Projeto Libra, podem ser exercidas pelos deficientes visuais sem a presença de intermediários. Esta independência tem propiciado aos programadores cegos, atuarem com o mesmo desempenho dos demais profissionais da área, no que se refere à qualidade e ao prazo dos seus serviços".

Em fevereiro de 1977, foi aprovado o Plano de Expansão de Equipamentos da PRODAM. É adquirido um novo conjunto de Data-Entry. As Secretarias de Transportes e de Finanças aprovam o anteprojeto do novo sistema de multas de trânsito e o plano de implantação de sistemas na CMTC.

Em abril, é iniciado o projeto CADAN, que cadastrará e controlará a publicidade visual na cidade.

Em setembro, é definido os principais pontos do GEOLOG, que foi dividido em dois sistemas: o HVS, pertencente ao DSV, que consistirá na geocodificação das informações sobre sinalização horizontal, vertical e semafórica e o GEOLOG, pertencente à Secretaria de Finanças, que consistirá na geocodificação das plantas de referência cadastral da cidade. O sistema CADLOG continua a ser aperfeiçoado.

No ano de 1978, é implantado a primeira fase do GEOLOG, que armazenará e tratará as informações sobre a cidade, permitindo a obtenção de mapas e relatórios por computador.

São unificadas informações de vários sistemas, integrando-as no sistema CADLOG, em um único banco de dados.

Em janeiro de 1979, são instalados os sistemas de ISS, de Controle de Processos Administrativos da Prefeitura, o CADLOG, o GEOLOG, o Sistema Administrativo da CMTC e outros menores.

A Prodam passa a dar ênfase no desenvolvimento de sistemas de interesse do cidadão: geração automática de Certidões Negativas e do Certificado de Regularidade dos Imóveis da Cidade; incremento da rede de terminais; devolução automática de tributos; sistema de multas que permite pagamento nos bancos.

Em novembro, é instalado o equipamento "NO BREAK", ficando os computadores e periféricos da Companhia ligados a um sistema de fornecimento ininterrupto de energia, reduzindo a perda de processamentos.

Em novembro de 1980, é expandida de 4 para 6 megabytes a memória do computador, são incorporadas ao parque de equipamentos uma unidade de controle de teleprocessamentos, uma nova bateria de unidades de discos magnéticos e é adquirida uma duplicadora de microfichas.

Foi expandida a rede de terminais remotos e a expansão do Sistema de Controle de Multas de Trânsito, que permite ao munícipe informações conjuntas sobre as multas municipais e federais.

Em março de 1981, é terminado os trabalhos de geocodificação e a montagem do Mapa Oficial da Cidade (MOC) em meio magnético.

Em novembro, são instalados 40 terminais remotos de teleprocessamento em diversos pontos do município, visando melhorar o atendimento aos munícipes. É concluído a 2ª fase do GEOLOG, possibilitando a emissão de mapas da área urbana do município. É estendido o Sistema de Controle da Dívida Ativa para tratamento de outros tributos da Prefeitura além do IPTU. É concluído o estudo para a implantação do Sistema de Crédito Imobiliário para a COHAB, incluindo os módulos de inscrição/seleção/classificação e candidatos, comercialização e gestão de mutuários.

Em novembro de 1982, a PRODAM recebe a visita do representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), interessado no trabalho desenvolvido com deficientes visuais. O representante tinha a intenção de difundir para toda a América Latina o trabalho da empresa.

Ainda em novembro, foi ampliada a rede de teleprocessamento, com a instalação de mais 60 terminais remotos. Entra em operação a nova CPU IBM 4341 MG2, com 8 megabytes de memória, acoplada às duas IBM370 mod158 já existentes.
Neste mesmo ano foi implantado o Sistema de Automação de Bibliotecas Públicas, que permitia automatizar as funções de catalogação, pesquisa bibliográfica, controle e aquisição de obras e periódicos, circulação e relatórios gerenciais de apoio.

No mês de outubro de 1983, a PRODAM participou da III Feira Internacional de Informática e do XVI Congresso Nacional de Informática, acontecidos no Anhembi, mantendo três sistemas on-line: um que fornecia informações sobre restaurantes, cinemas e eventos culturais; outro que fornecia aos visitantes informações sobre as empresas que participavam dos eventos e outro em que o visitante podia verificar se seu automóvel tinha alguma multa.

Nesse mesmo ano foi criado a Asbemi (Associação Brasileira de Entidades Municipais de Informática) da qual fazia parte a PRODAM. A associação visava a integração de empresas de processamento de dados de alguns municípios brasileiros. Além disso, a associação defendia o software nacional e a reserva de mercado para o setor de informática.

Em agosto de 1984, é instalado o primeiro de dois computadores IBM 4381 mod.G2, que substituirá dois dos três antigos computadores. A Folha de S. Paulo do dia 23 de agosto destacou: "...o novo computador permitirá 60% de aumento de velocidade do processamento de dados..."

Muitos profissionais, devido aos altos salários pagos aos profissionais de informática pelas empresas privadas, deixaram a Companhia. A PRODAM passou a dar ênfase na formação de novos programadores, analistas de sistemas, de O&M e de suporte técnico.

A rede de teleprocessamento é ampliada com mais 111 terminais de vídeo e 91 teleimpressoras. É implantado o Sistema de Controle de Passageiros Especiais para atender aos munícipes com mais de 65 anos e que têm direito à passagem gratuita nos ônibus municipais. É implantado o Sistema de Controle e Gerenciamento da Frota de Veículos, que controlará o cadastro, o tráfego e a manutenção dos veículos da Prefeitura.

Em junho de 1985, é apresentado à Secretaria da Educação o Sistema de Controle e Distribuição da Merenda Escolar. Em agosto, é apresentado o Sistema Administração Financeira - SAF e, em setembro, o Sistema ISS-TAXAS, ambos para a Secretaria de Finanças.

Em outubro, são apresentados para diversas Secretarias os Sistemas de Controle de Gerenciamento de Processos, de Perfil de Processos e de Fluxo de Processos.

É instalado um novo processador, o IBM 4381 - mod.G2, aumentando em 61% a capacidade dos computadores centrais. A rede de teleprocessamentos é ampliada com mais 102 terminais de vídeo e 46 impressoras.

Em 1986, a rede de teleprocessamento é ampliada com mais 35 terminais de vídeo e 19 impressoras. É aumentada a capacidade dos computadores centrais em 47%, com a expansão de uma CPU.

Em novembro de 1987, é implantado o Centro de Treinamento PRODAM, instalado na Av. Brig. Faria Lima, que visa formar e reciclar funcionários da empresa e da Administração Municipal.

É criado o Espaço Cultural, local que expunha trabalhos artísticos de funcionários. Em 2001, o espaço foi ampliado e recebe trabalhos de vários artistas.

A Rede da Prefeitura conta com 482 terminais instalados. Início da informatização do Hospital do Servidos Público Municipal e da microinformatização da Prefeitura e da PRODAM com a aquisição de 103 microcomputadores PC/XT e softwares. É adquirido um sistema gerenciador de banco de dados relacional e adotado o padrão de linguagem SQL.

A Companhia obtém 4 terminais "audíveis" para funcionários com deficiência visual
O Hospital do Servidor Público Municipal, durante os primeiros meses de 1988, teve todo o atendimento informatizado por um sistema desenvolvido pela Prodam.

Em abril, a Prefeitura assinou convênio com o Citibank para a instalação de 100 microcomputadores nas escolas municipais. No final deste mês, cerca de 1800 alunos de 5ª e 6ª séries são integrados no projeto "A Escola do Futuro", que utiliza o computador como apoio ao processo de aprendizagem.

Neste ano a PRODAM inicia a informatização dos cemitérios. Os cemitérios da Consolação e da Vila Nova Cachoeirinha receberam terminais de computadores.
É instalado uma nova mesa de teleprocessamento, que ampliou a capacidade de interligação com os usuários e permitiu a instalação de novos terminais e sistemas on-line.

A PRODAM instala o Sistema de Ponto Eletrônico e Controle de Acesso, com a utilização de cartão magnético.

Em 1989, com o slogan: Distribuir Informação é Distribuir Poder, a PRODAM dá início ao plano de parceria com as Secretarias Municipais. É criado o Conselho Municipal de Informática (CMI), no qual todas as secretarias e empresas municipais passaram a definir junto com a Prodam os rumos da informatização do município. Com este intercâmbio entre as Secretarias, a Prodam passa a dar ênfase no desenvolvimento de novos sistemas. Antes, a ênfase era para a manutenção dos sistemas que já existiam. 23% dos funcionários estão trabalhando no desenvolvimento de novos sistemas.

As intenções da Cia., em concordância com a política da Prefeitura na época, eram: a utilização da informática para a democratização da informação; atualização tecnológica do parque de equipamentos; realização de intenso programa de reciclagem e capacitação técnica, visando a assimilação das novas tecnologias disponíveis; disseminação da microinformática na PMSP; criação da área de competência em tecnologia de ponta, com a função de captar, absorver e disseminar as profundas, rápidas e constantes inovações no setor.

Durante o ano, foram comprados 124 novos microcomputadores, 111 impressoras, 114 terminais e 59 teleimpressoras. No seu parque de equipamentos, a Prodam contava com um IBM 4381/T92 (9MIPS/64MB), dois IBM 4381/R14 (7MPIS/32MB) e um IBM 4341/N12 (1,5 MIPS/12MB), todos computadores de grande porte (mainframe); quatro IBM 3350, 28 IBM 3375 e 28 IBM 3380 para unidade de disco; quatro IBM 1403, quatro IBM 3211 e um IBM 3800 para unidade de impressão.

Foram implantados nove novos sistemas: um para o Anhembi, um para o Imprem, um para a Secretaria do Bem Estar Social, um para a Secretaria de Finanças, um para a SGM, dois para a SMA, um para a Secretaria Municipal de Transportes e um para a Secretaria de Vias Públicas. Também foram implantados 787 novos programas.

Em 1990, a PRODAM começa a desenvolver um sistema de atendimento ao munícipe. Trata-se do Sistema de Informações aos Cidadãos (SIC), que permite que o cidadão acesse diversas informações acerca dos serviços da Prefeitura; através dele a população também pode dar sugestões. O primeiro local a receber a instalação de um SIC foi a Galeria da Consolação.

Neste mesmo ano a PRODAM auxilia a Prefeitura na criação do Projeto Gênese, que levará o ensino de informática a Escolas Municipais. Em agosto foi inaugurado o Laboratório Central de Informática Educacional, que contou com a participação do educador Paulo Freire.

A pedido do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Suplicy, a PRODAM desenvolveu um sistema de apoio à elaboração da Lei Orgânica do Município, o que permitiu que a Constituinte fosse cumprida no prazo. Também foi desenvolvido um sistema que cadastrou 1500 propostas da população.

Começa a ser desenvolvido o Sistema de Gestão de Recursos Humanos para a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, que tem como objetivo a unificação de dados do funcionalismo e a descentralização de informações.

É desenvolvido para a Secretaria Municipal de Cultura o Dobis Libis, um sistema utilizado para a informatização do acervo bibliográfico da cidade de São Paulo.

A PRODAM é contratada por meio de concorrência pelo comitê interpartidário composto por todos os partidos que disputaram o pleito. Em oito dias de trabalho, a empresa concluiu o processamento dos votos e divulgou os nomes dos candidatos que disputaram o segundo turno antes mesmo do resultado oficial do Tribunal Regional Eleitoral.

Durante o ano, foram comprados 303 novos microcomputadores, 235 impressoras, 117 terminais e 32 teleimpressoras. No seu parque de equipamentos, a Prodam contava com um IBM 4381/T92 (9MIPS/64MB), dois IBM 4381/R14 (7MPIS/32MB), computadores de grande porte (mainframe); um IBM 3375 e 32 IBM 3380 para unidade de disco; dois IBM 1403 e quatro IBM 3211 para unidade de impressão.

Foram implantados 27 novos sistemas e 870 novos programas para várias secretarias e autarquias do município. 42% dos funcionários estão trabalhando no desenvolvimento de novos sistemas.

Em 1991, a PRODAM iniciou a informatização dos serviços de saúde prestados pala Secretaria Municipal de Saúde com o desenvolvimento de Sistemas para agilizar o atendimento da rede de saúde do município. Para o desenvolvimento do sistema hospitalar da rede municipal foram feitos projetos-pilotos para três hospitais: Itaquera, Campo Limpo e Jabaquara. Sistemas de controle de custos hospitalares, controle de estoque, compras e controle antimicrobiano foram implantados no início deste ano em algumas unidades.

A PRODAM e a Unicamp assinam, em abril, convênio de cooperação tecnológica para transferência mútua de conhecimentos, técnicas e utilização de equipamentos.

O Programa de Aprimoramento das Informações sobre Mortalidade do Município de São Paulo (Pro-Aim) foi criado para mensurar e qualificar o índice de mortalidade na cidade. A PRODAM desenvolveu o sistema, que é utilizado pela Secretaria de Saúde e pelo serviço Funerário Municipal, para controle dos tipos de causa mortis, acompanhando as doenças infecto-contagiosas, mortes naturais, homicídios, suicídios, trânsito e queda, baseado nos atestados de óbito. Neste mesmo ano, o sistema foi adequado, aumentando a capacidade de armazenagem das informações e agilizando a emissão de relatórios.

A partir de novembro, o Sistema de Execução Orçamentária (SEO), que vem sendo desenvolvido para Secretaria de Finanças desde 1989, passou a permitir a cada órgão municipal a execução de seu orçamento on-line. As consultas gerenciais podem ser feitas em todas as unidades orçamentárias da prefeitura, em terminais instalados pela Prodam.

Durante o ano, foram comprados 1.078 novos microcomputadores, 396 impressoras, 252 terminais, 112 teleimpressoras e 26 terminais e supermicro. No seu parque de equipamentos, a PRODAM contava com um IBM 9021/500 (46MIPS/128MB), mainframe; um IBM 3375 e 32 IBM 3380 para unidade de disco; dois IBM 1403, dois IBM 3211 e dois XEROX 9790 para unidade de impressão.

Foram implantados 20 novos sistemas e 568 novos programas para várias secretarias e autarquias do município. 54% dos funcionários estavam trabalhando no desenvolvimento de novos sistemas.