Newsletter - São Paulo realiza primeiro censo de pessoas com deficiência

 A Prefeitura de São Paulo realiza, pela primeira vez na história da cidade, o primeiro censo de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A PRODAM, que possui know how na questão da acessibilidade, desenvolveu para a Secretaria de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), o sistema que irá dar suporte a esse levantamento. 

O objetivo do Programa Censo-Inclusão é identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no município de São Paulo. A partir dos dados coletados, a administração municipal poderá elaborar políticas públicas específicas à população com deficiência – estimada em 1,5 milhão de pessoas em São Paulo. Conhecendo melhor essas pessoas, os setores de comércio e serviço, por exemplo, também poderão se adaptar melhor às suas demandas. 

O Programa Censo-Inclusão contou com envio, pelo correio, de um formulário impresso para cerca de 2,4 milhões de residências do município, além de uma opção on-line do documento para levar as informações do Programa a esses cidadãos, com recursos de acessibilidade possibilitando às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida preencherem o questionário de forma segura e independente.  

Na internet, o formulário desenvolvido pela PRODAM - disponível no site http://www.censoinclusao.sp.gov.br - conta com vários recursos como ampliação de texto e contraste para pessoas com baixa visão e idosos, compatibilidade com os principais leitores de tela para as pessoas com deficiência visual, possibilidade de navegação com mouse, teclado ou outro dispositivo. O site ainda disponibiliza – de maneira inovadora entre os sites do setor público – vídeos com a tradução de todos os textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que possibilita o acesso às pessoas surdas.

A divulgação dos primeiros resultados do levantamento está prevista para o final de dezembro.