Promoção da Cidadania

Esta seção reúne toda a informação sobre as atividades de formação, como oficinas, seminários e palestras, voltadas para a população em geral, promovidas pela Secretária Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).

 Registro de algumas atividades já realizadas pela SMIT entre em contato atrávés do telefone 2017-2020.


ATIVIDADES VOLTADAS À POPULAÇÃO PROMOVIDAS PELO (011).LAB 2017-2019

1) Formato: Evento
Data: 7, 8 e 9 de agosto de 2019
Tema: Encontro Internacional de inovação em Governo
Descrição: Encontro para conectar profissionais que trabalham em agendas de fronteira na gestão pública, com foco nas pessoas. Além de conteúdo de qualidade, com palestras, debates, oficinas e relatos de experiências, neste evento as interações entre participantes foram prioritárias. O espaço buscou fortalecer comunidades de práticas inovadoras em governos brasileiros e ibero-americanos.  

2) Formato: Palestra
Data: 02 de outubro de 2019
Tema: Portas Abertas (011).lab
Descrição: Apresentação ao público geral das actividades e projetos realizados pelo (011).lab - laboratório de inovação em governo da Prefeitura. 

3) Formato: Palestra
Data: 13 de novembro de 2019
Tema: Portas Abertas (011).lab
Descrição: Apresentação ao público geral das actividades e projetos realizados pelo (011).lab - laboratório de inovação em governo da Prefeitura.

4) Formato: Palestra 
Data: Uma vez por mês de 2017 até 2020 
Tema: Diálogos SMIT
Descrição: Encontros organizados mensalmente pelo (011).lab - laboratório de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) para discutir temas que promovam ou estimulem a inovação no setor público. 

5) Formato: Evento
Data: 20/03/2019
Tema: Lançamento do Programa CopiCola
Descrição: Lançamento do Programa CopiCola e de 5 guias de implementação de políticas públicas (Concurso de projetos do Mobilab, Empreenda Fácil, Zona Azul Digital, Prato Aberto e Banco de dados geográficos), registrados no 1º ciclo de sistematizações. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, sendo servidores da Prefeitura de São Paulo, servidores de outras cidades, pesquisadores, consultores e demais interessados. 

6) Formato: Palestra e Oficina
Data: 12/09/2019
Tema: Lançamento do guia “Como aprimorar o atendimento público ao cidadão?”
Descrição: Programa CopiCola promove o lançamento do Guia “Como aprimorar o atendimento público ao cidadão?” a partir da experiência dos servidores do Descomplica SP, a praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra, em um só lugar, cerca de 300 serviços municipais! 

7) Formato: Palestra e Oficina
Data: 10/10/2019
Tema: Lançamento do guia "Como aumentar a eficiência na contratação de serviços para a administração pública?"
Descrição: CopiCola promove o lançamento do Guia “Como aumentar a eficiência na contratação de serviços para a administração pública?” a partir da experiência de implementação do modelo de transporte via aplicativos como alternativa à locação ou aquisição de carros, gerando economia de R$ 93 milhões em 2018.

8) Formato: Concurso para projetos inovadores
Data: 29 de abril à 13 de junho.
Tema: Os dois desafios lançados para esta edição são voltados para área de endimento ao cidadão e gestão de equipamento, sendo eles: Desafio 1: Como verificar, de forma automatizada, a qualidade das respostas dadas ao cidadão por meio do SP156 (portal de atendimento ao cidadão)? / Desafio 2: Como automatizar e otimizar, de forma segura, o monitoramento das unidades dos Telecentros (frequência dos agentes de inclusão, disponibilidade de internet e o uso das máquinas)?
Descrição: O Pitchsampa é a possibilidade de você colaborar com uma das maiores metrópoles do mundo a resolver problemas reais da vida de milhões de pessoas. É uma iniciativa de inovação aberta da Secretaria de Inovação e Tecnologia de incentivo ao empreendedorismo inovador da cidade de São Paulo orientada por desafios apresentando por seus servidores 114 mil servidores públicos com impacto direto na vida dos munícipes paulistanos.

9) Formato: Evento
Data: 12/12/2018
Tema: Cerimônia de Premiação - Premia Sampa 2018
DescriçãoA Prefeitura de São Paulo promoveu no dia 12 de dezembro a cerimônia de premiação do Premia Sampa - Prêmio de Inovação da Cidade de São Paulo, com a presença de mais de 600 pessoas no Theatro Municipal. A cerimônia iniciou com a apresentação do trio de cordas Ensemble FTM e com falas do Secretario Municipal de Cultura André Sturm, do secretário da Pessoa com Deficiência Cid Torquato e do Secretário de Tecnologia e Inovação, Daniel Annenberg. Na sequência, todas as equipes foram convidadas ao palco para receberem o certificado de finalistas das mãos da Comissão Julgadora. O anúncio das Menções Honrosas e dos Vencedores iniciou com a fala do Prefeito Bruno Covas. Para realizar a entrega das Menções Honrosas foram convidados ao palco o secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, a secretária-adjunta de Gestão, Malde Vilas Boas e os doadores das premiações, o Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Vanzolini, Luis Fernando Pinto de Abreu, e o Diretor de Pesquisa e Inovação do Bradesco, Antranik Haroutiounian. As equipes selecionadas como Menções Honrosas foram anunciadas e convidadas a subir ao palco para receberem os certificados. Por último, foram anunciados os grandes vencedores da 1ª edição do Premia Sampa: a Implantação do Processo Eletrônico - Sei!, que dá fim ao uso de papel pela administração, o programa Empreenda Fácil, que simplifica e reduz a burocracia para a abertura de novos negócios na Capital, e o projeto SmartSíndico, aplicativo que permite a gestão ágil e mais barata de condomínios. 

10) Formato: Oficina/Visita de campo
Data: 12 e 18/10/2019
Tema: Cartografia Social Fab Lab Livre SP Itaquera
Descrição: Fez parte do projeto de imersão no território de 3 semanas das equipes da Coordenadoria de Convergência Digital (CCD) e do (011).lab - Laboratório de Inovação em Governo. O objetivo deste processo foi testar de maneira rápida metodologias para aproximação e melhor compreensão de territórios que possuem o Fab Lab Livre SP.

Informações: O projeto foi apresentado no evento SP MAKER WEEK, no I Fórum Brasileiro de Fab City com a participação das 6 cidades brasileiras que fazem parte da Rede Internacional de Fab City. O Fórum teve como objetivo pensar o desenvolvimento sustentável das cidades através da fabricação digital.

11) Formato: Entrevista
Data: 02/2018
Tema: Perfis de Usuário do SP156
Descrição: Entrevistas com usuários do SP156 por telefone e presenciais objetivando identificar o perfil comportamental de quem usa o SP156.

12) Formato: Teste/uso de plataforma
DataTema: Protótipos de novo Site SP156
Descrição: teste da interface do Portal SP156 nos temas de Trânsito e Transporte com cidadãos que esperavam na Praça de Atendimento da SPTrans na Rua. XV de Novembro. Após o teste de interface, foram feitos novos protótipos em baixa resolução para o site que também foram testados com cidadãos e também atendentes da central SP156.

13) Formato: Oficina
Data: 2019
Tema: Nova Taxonomia SP156
Descrição: Oficinas para co-criar e testas um novo modelo de organização dos serviços disponíveis no SP156 dentro dos temas de Trânsito e Transporte. Ao todo foram realizadas 2 oficinas com 16 cidadãos e cidadãs presentes. O convite para participar foi feito por telefone para usuários cadastrados no SP156. Mais de 500 pessoas foram contactadas para participar. 

14) Formato: Teste / abordagem na rua
Data: 2019
Tema: Definição de Critérios de Serviço
Descrição: série de testes realizados com cidadãos e cidadãs em espaços públicos no centro de São Paulo (Largo de São bento, Praça do Patriarca, Largo de São Francisco, Praça das Artes) e nas praças de Atendimento da Subprefeitura da Sé, Fazenda e Direitos Humanos. O objetivo foi testar maneiras de nomear os serviços da prefeitura para simplificar o entendimento do cidadão e cidadã. Neste processo, mais de 40 pessoas foram abordadas.

15) Formato: Bate-Papo
Data: 13/09/2019
Tema: Bate-Papo Premia Sampa 2020
Descrição: Bate Papo realizado com servidores no Mobilab+ para apresentar as novidades do Premia Sampa 2020 e recolher sugestões sobre os principais pontos do novo regulamento. O eventou contou com a presença de aproximadamente 10 servidores. 

16) Formato: Teste / Abordagem na rua
Data: Julho
Tema: Novo App SP156
Descrição: 2 testes na Praça de Atendimento da Subprefeitura da Sé do protótipo de Aplicativo do SP156. Mais de 40 pessoas foram abordadas.


ATIVIDADES VOLTADAS À POPULAÇÃO PROMOVIDAS PELO DESCOMPLICA SP 2018-2019

Unidade Descomplica SP – São Miguel Paulista

1) Formato: Palestra/Debate
Data: Abril/2018
Tema: Autismo, você sabe o que é?
Descrição: Palestra/Debate sobre como deve ser realizado o atendimento às pessoas autistas.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: AMA – Associação de Amigos do Autista
Descomplica SP foi: Articulador

2) Formato: Atendimento externo
Data: Maio/2018
Tema: Prestação de serviços da unidade do Descomplica SP para comunidade.
Descrição: Jornada do Atendimento – Escola Francisco Pereira de Souza Filho - Prestação de serviços externo
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: AMA – Associação de Amigos do Autista
Descomplica SP foi: Convidado
Público: 223 pessoas

3) Formato: Palestra/Oficina
Data: Maio/2018
Tema: “MEI – Como abrir? Oque é? Quem pode ter?” e “Começar bem - formalização”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE Descomplica SP foi: Articulador Público: 40 pessoas

4) Formato: Palestra/Debate
Data: Maio/2018
Tema: Autismo, você sabe o que é?
Descrição: Palestra/Debate sobre como deve ser realizado o atendimento às pessoas autistas.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: AMA – Associação de Amigos do Autista/ Instituto Mulheres Guerreiras/ Movimento Pró Autistas/ Conselho Estadual de Saúde/ Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)/ ESED – Escola de Enfermagem de São Miguel/ Diretoria de Ensino Região Leste 2
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 55 pessoas

5) Formato: Palestra
Data: Maio/2018
Tema: “Currículo e apresentação pessoal” e “Primeiro emprego”
Descrição: Palestra/Debate sobre formas de se portar em entrevistas de emprego e como construir um currículo.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (CATe)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 20 pessoas

6) Formato: Palestra
Data: Maio/2018
Tema: Desaparecimento de Pessoas e Conscientização sobre a dependência de álcool e drogas
Descrição: Palestra/Debate sobre pessoas desaparecidas e debate sobre dependência de álcool e drogas
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Secretaria Municipal de Direitos Humanos/ Hospital Santa Marcelina/ Instituto Mulheres Guerreiras/ Coordenação da Supervisão Técnica de Saúde de São Miguel
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 30 pessoas

7) Formato: Palestra
Data: Junho/2018
Tema: Descomplica na Escola: Ida à escola parceira para abordar o tema inserção a universidade para jovens da rede pública (ENEM, SISU, PROUNI, ETC)
Descrição: Descomplica SP na Escola é a iniciativa da unidade de atendimento em realizar palestras em escolas públicas abordando a entrada e a permanências de jovens da rede pública de ensino no nível superior de ensino.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Escola Francisco Pereira de Souza Filho
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 160 pessoas

8) Formato: Atendimento externo
Data: Junho/2018
Tema: Ação Jardim Lapena: Ação Social promovida pela Subprefeitura de São Miguel Paulista - Prestação de serviços externo
Descrição: Convidado pela Subprefeitura de São Miguel Paulista o Descomplica SP articulou atendimento ao público em evento organizado pela Subprefeitura.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Subprefeitura de São Miguel Paulista
Descomplica SP foi: Convidado
Público: 74 pessoas

9) Formato: Palestra
Data: Junho/2018
Tema: Palestra Direitos Humanos - LGBTQ+
Descrição: Descomplica SP promoveu palestra sobre direitos do público LGBTQ+
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Secretaria Municipal de Direitos Humanos/ Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 38 pessoas

10) Formato: Palestra/Oficina
Data: Junho/2018
Tema: Sebrae - “MEI – Como abrir? Oque é? Quem pode ter?” e “Começar bem - formalização”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 10 pessoas

11) Formato: Palestra
Data: Junho/2018
Tema: Palestra CATe - “Currículo e apresentação pessoal” e “Primeiro emprego”
Descrição: Palestra/Debate sobre formas de se portar em entrevistas de emprego e como construir um currículo.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (CATe)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 15 pessoas

12) Formato: Palestra
Data: Junho/2018
Tema: Palestra Direitos Humanos - Direitos da Pessoa com Deficiência
Descrição: Palestra/Debate sobre direitos e deveres da Pessoa com Deficiência.
Informações: Inscrições encerradas

13) Formato: Palestra/Oficina
Data: Julho/2018
Tema: Sebrae - “Sei Vender”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 10 pessoas

14) Formato: Palestra/Oficina/Atividades de recreação
Data: Agosto/2018
Tema: Semana da Primeira Infância - Participação com atividades na Semana da Primeira Infância organizada pela Prefeitura de SP
Descrição: Semana de atividades organizada em parceria com equipamentos locais para discutir o tema Primeira Infância, Semana organizada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo. 
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Fab Lab/ Instituto Alana/ UBS Vila Jacuí/ Universidade Cruzeiro do Sul/ Universidade de Enfermagem de São Miguel Descomplica SP foi: Convidado 
Público: -

15) Formato: Palestra/Oficina
Data: Agosto/2018
Tema: Sebrae - “Começar bem, formalização”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 20 pessoas

16) Formato: Palestra
Data: Agosto/2018
Tema: Palestra Direitos Humanos - Debate sobre Educação e Direitos Humanos
Descrição: Descomplica SP debateu o tema Educação e Direitos Humanos na região de São Miguel Paulista
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Universidade Cruzeiro do Sul/ Secretaria de Direitos Humanos
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 35 pessoas

17) Formato: Palestra
Data: Agosto/2018
Tema: Descomplica na Escola: Ida à escola parceira para abordar o tema inserção a universidade para jovens da rede pública (ENEM, SISU, PROUNI, ETC)
Descrição: Descomplica SP na Escola é a iniciativa da unidade de atendimento em realizar palestras em escolas públicas abordando a entrada e a permanências de jovens da rede pública de ensino no nível superior de ensino.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: Escola Municipal Darcy Ribeiro 
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 250 pessoas

18) Formato: Palestra/Oficina
Data: Setembro/2018
Tema: Sebrae - “Fluxo de Caixa”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 15 pessoas

19) Formato: Atendimento externo
Data: Setembro/2018
Tema: Participação na Feira de Profissões da Universidade Cruzeiro do Sul (FEPRO) - Prestação de serviços internos voltados para o tema
Descrição: Participação na Feira de Profissões levando serviços da unidade para o público.
 Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: Universidade Cruzeiro do Sul 
Descomplica SP foi: Convidado 
Público: 108 pessoas

20) Formato: Palestra/Oficina
Data: Outubro/2018
Tema: Oficina de inclusão e inserção de idosos ao mundo digital
Descrição: Oficina organizada realizou oficina de inclusão digital aos idosos que visitaram a unidade em busca de serviços públicos.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Universidade Aberta à Terceira Idade – ligada à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 10 pessoas

21) Formato: Palestra
Data: Outubro/2018
Tema: Direitos Humanos+CATe: Ação de inclusão LGBT ao mercado de trabalho
Descrição: Oficina realizada buscou oferecer as pessoas assistidas pelo Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont uma oportunidade para fazer carteira de trabalho e se preparar para
entrevistas de emprego Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (CATe) e Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 22 pessoas

22) Formato: Atendimento externo
Data: Novembro/2018
Tema: Ação Social Acomespa – Mercado Municipal de São Miguel
Descrição: Participação em Ação Social externa levando serviços públicos para a comunidade local
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Subprefeitura de São Miguel Paulista e Associação dos Comerciantes do Mercadão de São Miguel Paulista
Descomplica SP foi: Convidado
Público: 37 pessoas

23) Formato: Palestra/Oficina
Data: Novembro/2018
Tema: Sebrae - “Sei Formar Preço”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 13 pessoas

24) Formato: Palestra/Oficina
Data: Novembro/2018
Tema: Oficina de inclusão e inserção de idosos ao mundo digital
Descrição: Oficina organizada realizou oficina de inclusão digital aos idosos que visitaram a unidade em busca de serviços públicos.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: -
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 9 pessoas

25) Formato: Palestra/Oficina
Data: Abril/2019
Tema: Sebrae - “Empreendedorismo”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 23 pessoas

26) Formato: Atendimento externo
Data: Abril/2019
Tema: Jornada Cidadã - Afetados pelas Enchentes de MP - Prestação de serviços externo
Descrição: Participação em Ação Social externa levando serviços públicos para a comunidade local.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Evento organizado pela Retaguarda SMIT (CAP/CASP)/ Subprefeitura de São Miguel Paulista contando com participação do IIGDR/Detran/ENEL/SABESP/Defesa Civil
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 1000 pessoas

27) Formato: Palestra/Oficina
Data: Maio/2019
Tema: Sebrae - “Empreendedorismo”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 15 pessoas

28) Formato: Atendimento externo
Data: Junho/2019
Tema: Evento Social - Mutirão de atendimento SASF - Prestação de serviços externo
Descrição: Participação em Ação Social externa levando serviços públicos para a comunidade local.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SASF – Serviço de Assistência Social à Família
Descomplica SP foi: Convidado
Público: 170 pessoas

29) Formato: Atendimento externo
Data: Julho/2019
Tema: Sabesp Itinerante
Descrição: Convite a Sabesp para realizar atendimentos em frente a unidade para os cidadãos da comunidade
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Sabesp
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 503 pessoas

30) Formato: Atendimento externo
Data: Julho/2019
Tema: Vacinação contra Sarampo
Descrição: Fornecimento de vacina contra Sarampo para funcionários e cidadãos.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Coordenação de Saúde de São Miguel Paulista
Descomplica SP foi: Convidado
Público: 80 pessoas

31) Formato: Atendimento externo
Data: Agosto/2019
Tema: Sabesp Itinerante
Descrição: Convite a Sabesp para realizar atendimentos em frente a unidade para os cidadãos da comunidade
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Sabesp
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 384 pessoas

32) Formato: Palestra
Data: Agosto/2018
Tema: Descomplica na Escola: Ida à escola parceira para abordar o tema inserção a universidade para jovens da rede pública (ENEM, SISU, PROUNI, ETC)
Descrição: Descomplica SP na Escola é a iniciativa da unidade de atendimento em realizar palestras em escolas públicas abordando a entrada e a permanências de jovens da rede pública de ensino no nível superior de ensino.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: Projeto - Cultivando Estrelas 
Descomplica SP foi: Articulador 
Público: 32 pessoas

33) Formato: Atendimento externo
Data: Setembro/2019
Tema: Sabesp Itinerante
Descrição: Convite a Sabesp para realizar atendimentos em frente a unidade para os cidadãos da comunidade
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Sabesp
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 328 pessoas

34) Formato: Palestra
Data: Setembro/2019
Tema: Palestra Relatório Médico SPTRANS
Descrição: Palestra realizada pela SPTRANS para profissionais da saúde da região da zona leste para sanar dúvidas e demonstrar a importância do correto preenchimento do relatório médico da SPTRANS para obtenção do bilhete único especial
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Sptrans/ Coordenações de Saúde da Zona Leste
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 19 pessoas

35) Formato: Palestra
Data: Setembro/2019
Tema: Palestra sobre o tema do Setembro Amarelo
Descrição: Palestra realizada na unidade em parceria com equipamentos locais regionais para abordar o tema junto aos funcionários e convidados pela Subprefeitura de São Miguel Paulista. 
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Subprefeitura de São Miguel Paulista/ CAPS – Centro de Atenção Psicossocial/ UBS – Vila Jacuí / Coordenação de Saúde da Zona Leste
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 22 pessoas

 

Unidade Descomplica SP – Campo Limpo

36) Formato: Atendimento Externo
Data: Abril/2019
Tema: Direitos Humanos - Unidade Móvel de Atendimento a Mulheres
Descrição: Descomplica SP convidou a Coordenação de Atendimento as Mulheres a levar seu atendimento móvel especializado até a unidade.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: Secretaria de Direitos Humanos 
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 65 pessoas

37) Formato: Palestra/Oficina
Data: Abril/2019
Tema: Sebrae - “Empreendedorismo”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 86 pessoas

38) Formato: Atendimento externo
Data: Abril/2019
Tema: Vacinação contra Sarampo
Descrição: Fornecimento de vacina contra Sarampo para funcionários e cidadãos.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: UBS - Campo Limpo 
Descomplica SP foi: Convidado 
Público: 33 pessoas

39) Formato: Palestra/Oficina
Data: Junho/2019
Tema: Sebrae - “Empreendedorismo”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 24 pessoas

40) Formato: Palestra/Oficina
Data: Junho/2019
Tema: Semana Mundial do Meio Ambiente - Atividades voltadas ao tema
Descrição: Unidade participou das ações da semana realizando debates entre funcionários, oficinas e palestras externas.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: Evento organizado pela unidade 
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 55 pessoas

41) Formato: Palestra/Oficina
Data: Junho/2019
Tema: Futebol e Gênero de Igualdade - Atividades voltadas ao tema
Descrição: Unidade participou das ações durante o período da Copa do Mundo de futebol feminino realizando debates entre funcionários, oficinas e palestras externas.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: Evento organizado pela unidade 
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 20 pessoas

42) Formato: Atendimento externo
Data: Junho/2019
Tema: Vacinação contra Febre Amarela
Descrição: Fornecimento de vacina contra Sarampo para funcionários e cidadãos.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: UBS - Campo Limpo 
Descomplica SP foi: Convidado 
Público: 80 pessoas

43) Formato: Palestra/Oficina
Data: Julho /2019
Tema: Sebrae - “Empreendedorismo”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 33 pessoas

44) Formato: Palestra/Oficina
Data: Julho /2019
Tema: Rede de Proteção a Mulher Vítima de Violência - Atividades voltadas ao tema
Descrição: Palestra/Oficina sobre o tema.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: Secretaria de Direitos Humanos 
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 311 pessoas

45) Formato: Palestra/Oficina
Data: Agosto/2019
Tema: Sebrae - “Empreendedorismo”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 36 pessoas

46) Formato: Palestra/Oficina
Data: Agosto/2019
Tema: Elabora - CATe - Atividades voltadas ao tema
Descrição: Atividades organizadas com o intuito de inserir o cidadão ao mercado de trabalho por meio de ajuda com construção de currículos, formas de se portar em entrevistas, etc.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (CATe)
Descomplica SP foi: Convidado
Público: 62 pessoas

47) Formato: Palestra/Oficina
Data: Setembro/2019
Tema: Elabora - CATe - Atividades voltadas ao tema
Descrição: Atividades organizadas com o intuito de inserir o cidadão ao mercado de trabalho por meio de ajuda com construção de currículos, formas de se portar em entrevistas, etc.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (CATe)
Descomplica SP foi: Convidado
Público: 12 pessoas

48) Formato: Eleição
Data: Setembro/2019
Tema: Eleição do Conselho Municipal de Política Urbana
Descrição: Descomplica SP cedeu o espaço para realização da eleição.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: Subprefeitura de Campo Limpo 
Descomplica SP foi: Convidado
Público: 263 pessoas

49) Formato: Palestra/Oficina
Data: Setembro/2019
Tema: Sebrae - “Empreendedorismo”
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 36 pessoas

50) Formato: Palestra/Oficina
Data: Setembro/2019
Tema: Projeto Fábrica de Negócio - Atividades voltadas ao tema Empreendedorismo
Descrição: Palestra/Oficina sobre empreendedorismo organizada pelo Sebrae.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ade Sampa)
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 132 pessoas

 

Unidade Descomplica SP – Butantã

51) Formato: Atividade externa
Data: Julho e Agosto/2019
Tema: Emissão de Bilhete BOM - Parceria
Descrição: Oferta de emissão de bilhete único BOM para cidadãos que procuraram a unidade.
Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 701 pessoas

 

Unidade Descomplica SP – Santana/Tucuruvi

Formato: Formatura Curso de Libras
Data: Abril/2023
Tema: Formatura da segunda turma do Curso de Libras da unidade Descomplica SP Santana/Tucuruvi
Descrição: Formatura do Curso Básico de Libras
Parceiros: Descomplica SP
Descomplica SP foi: Articulador
Público: Aberto aos funcionários, parentes e amigos.

Formato: Atendimento externo
Data: Novembro/2022
Tema: Prestação de serviços da unidade do Descomplica SP para a comunidade
Descrição: Jornada do Atendimento/ Apresentação dos serviços oferecidos pelo Descomplica Sp – Expo Consciência Negra
Parceiros: Expo Center Norte
Descomplica SP foi: Convidado
Público: Aberto ao público

Formato: Palestra/debate
Data: Setembro/2022
Tema: Comemoração a semana da pessoa com deficiência – Inclusão da pessoa com deficiência
Descrição: Palestra realizada pelo Sebrae sobre inclusão da pessoa com deficiência
Parceiros: SEBRAE – Unidade Zona Norte
Descomplica SP foi: Convidado
Público: Aberto ao público

Formato: Palestra/exames
Data: Agosto/2022
Tema: Exame oftalmológico
Descrição: Realização de exames oftalmológicos para os funcionários – Grupo Educacional Filadélfia
Parceiros: Grupo Educacional Filadélfia
Descomplica SP foi: Convidado/Articulador
Público: Aproximadamente 100 pessoas

Formato: Atendimento externo
Data: Novembro/2021
Tema: Prestação de serviços da unidade do Descomplica SP para a comunidade
Descrição: Jornada do Atendimento – Escola Vereador Antônio Sampaio
Parceiros: Escola Vereador Antônio Sampaio
Descomplica SP foi: Convidado
Público: Aberto ao público

Formato: Palestra
Data: Março/2020
Tema: Debate/palestra – Empreendedorismo Feminino
Descrição: Palestra sobre Empreendedorismo Feminino
Parceiros: ADESAMPA
Descomplica SP foi: Articulador
Público: Aberto ao público

Formato: Atendimento externo
Data: Dezembro/2019
Tema: Prestação de serviços da unidade do Descomplica SP para a comunidade
Descrição: Jornada do Atendimento – Mutirão nos bairros
Parceiros: Estado de São Paulo
Descomplica SP foi: Convidado
Público: Aberto ao público

Formato: Palestra/Oficina
Data: Setembro/2019
Tema: Palestra Direitos e Deveres da Pessoa Idosa
Descrição: Em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos foi realizada palestra e oficina lúdica para debater os direitos e deveres da pessoa idosa.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: Secretaria de Direitos Humanos 
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 80 pessoas

Formato: Atividade externa
Data: Setembro/2019
Tema: EMEFM Vereador Antonio Sampaio - I Ação Cidadã - Prestação de serviços externo
Descrição: Unidade organizou mutirão de serviços públicos para cidadãos que compareceram a ação social supracitada.
Informações: Inscrições encerradas 
Parceiros: EMEFM Vereador Antonio Sampaio 
Descomplica SP foi: Articulador
Público: 41 pessoas

Unidade Descomplica SP: Vila Maria/ Vila Guilherme

Formato: Atendimento externo
Data: Junho/2023
Tema: Ação Social Comunidade Sallus e Coruja VMG
Descrição: Ação com equipe Digital, ADM e Equipe SMADS que levará uma Van Informações: atividade em aberto
Parceiros: Conselho Tutelar/ UBS/ SMADS
Descomplica SP foi: Convidado

Formato: Roda de Conversa
Data: Junho/2023
Tema: SUS e Saúde Mental
Descrição: Conversa sobre os atendimentos oferecidos pelo CAPSij da região onde é oferecido teleatendimentos e visitas domiciliares juntamente com o serviço de saúde e atendem pessoas com transtornos mental de moderado a grave, incluindo o uso de álcool e drogas. Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: CAPSIJ VMG
Descomplica SP foi: Articulador Público: funcionários Descomplica SP/ funcionários Subprefeitura VMG

Formato: Palestra
Data: Junho/2023
Tema: Vizinhança Solidária
Descrição: Ela busca conscientizar os participantes sobre medidas preventivas, incentivar a cooperação entre vizinhos e fortalecer o relacionamento com as autoridades de segurança pública. Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Assessoria Sub VMG/5º BPM
Descomplica SP/Assessor Sub VMG foi: Articuladores Público: aberto ao público/ funcionários Descomplica SP e funcionários Sub VMG.

Formato: Atendimento externo
Data: Maio/2023
Tema: Ação Social CEU Jaçanã (TEIA)
Descrição: Levamos a equipe Descomplica Digital para dar atendimento a população CEU Jaçanã Informações: atividade encerrada
Parceiros: TEIA/ADE SAMPA
Descomplica SP foi: Convidado
Público: 90 pessoas

Formato: Palestra interna
Data: Março/2023
Tema: Homenagem ao dia internacional da mulher/Programa paraVocê Mulher Empreendedora
Descrição: Apresentação de vídeo institucional em homenagem as mulheres e Mais Mulheres: Programa de fomento ao empreendedorismo e empoderamento feminino, formação e fortalecimento de redes e parcerias entre as mulheres empreendedoras, bem como troca de experiências e estímulo ao autoconhecimento. Informações: Inscrições encerradas
Parceiros:SubprefeitoVMG e ADE SAMPA
Descomplica SP /SubprefeitoVMG: foram Articuladores
Público: Apenas mulheres funcionários Descomplica SP VMG Servidoras da Sub MG Supervisoras de Saúde/Equipe de limpeza.

Formato: Palestra interna
Data: Março/2022
Tema: Saúde da Mulher e Alimentação
Descrição: Alimentação Saudável, TPM, Menopausa, Pele saudável e Emagrecimento. Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: Nutricionista
Descomplica SP foi: Articulador
Público: Funcionários Descomplica Vila Maria e Subprefeitura

Formato: Palestra interna
Data: Março/2022
Tema: Saúde Sexual e Reprodução da Mulher
Descrição: A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da atenção básica à saúde, que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida e de saúde das pessoas. Informações: Inscrições encerradas
Parceiros: BomPar
Descomplica SP foi: Articulador
Público: Funcionários Descomplica Vila Maria e Subprefeitura

Formato: Palestra interna
Data: Março/2022
Tema: MEI(Direitos e Obrigações)
Descrição: A palestra será realizada com orientação ao MEI - Microempreendedor Individual e Declaração Anual de MEI, tratará dos principais conceitos, responsabilidades, direitos, vantagens e obrigações e o que é necessário para fazer a Declaração Anual de MEI. Tema: Palestra Configuração e Emissão de Nota fiscal de Serviço do MEI Descrição: A palestra abordará todo o processo de emissão da Nota Fiscal de Serviço do MEI no Município de São Paulo, desde o preenchimento do formulário,desbloqueio de Senha Web, configuração e emissão da Nota Fiscal de Serviço. Informações: Inscrições encerradas Parceiros: ADE SAMPA
Descomplica SP foi: Articulador Público: Funcionários Descomplica Vila Maria e Subprefeitura

Unidade Descomplica SP: Ipiranga

Formato: Palestra/Roda de conversa/Visita
Data: 19 Junho /2023
Tema: Diversidade.
Descrição: Aborda a diversidade em geral trazendo conhecimentos sobre sua importância dentro e fora do ambiente de trabalho.
Informações: Cartas de encaminhamento diretamente do CATE.
Parceiros: Centro de Cidadania LGBTQIAPN+ (Instituto Laura Vermont).
Descomplica SP foi: Convidado e parceiro.

Formato: Processo seletivo CATE
Data: 04,11,23 Maio /2023
Tema: Prestação de serviços CATE para vagas de trabalho para munícipes.
Descrição: Processo seletivo de vagas de trabalho. Disponibilidade do auditório para realização de processos para vagas em geral mercado “BEM BARATO”
Informações: Cartas de encaminhamento diretamente do CATE.
Parceiros: CATE e Mercado “BEM BARATO”.
Descomplica SP foi: Convidado e parceiro.

Formato: Processo seletivo CATE
Data: 17 Abril /2023
Tema: Prestação de serviços CATE para vagas de trabalho para munícipes.
Descrição: Processo seletivo de vagas de trabalho. Disponibilidade do auditório para realização de processos para vagas auxiliar de manutenção.
Informações: Cartas de encaminhamento diretamente do CATE.
Parceiros: CATE – Vagas de auxiliar de manutenção.
Descomplica SP foi: Convidado e parceiro.

Formato: Processo seletivo CATE
Data: 04 Abril /2023
Tema: Prestação de serviços CATE para vagas de trabalho para munícipes.
Descrição: Processo seletivo de vagas de trabalho. Disponibilidade do auditório para realização de processos para vagas nutricionista.
Informações: Cartas de encaminhamento diretamente do CATE.
Parceiros: CATE – Vagas de nutricionista.
Descomplica SP foi: Convidado e parceiro.


Formato: Processo seletivo CATE
Data: 20 Março/2023
Tema: Prestação de serviços CATE para vagas de trabalho para munícipes.
Descrição: Processo seletivo de vagas de trabalho. Disponibilidade do auditório para realização de processos para vagas de nutricionista e auxiliar de cozinha.
Informações: Cartas de encaminhamento diretamente do CATE.
Parceiros: CATE – Vagas de nutricionista e auxiliar de cozinha.
Descomplica SP foi: Convidado e parceiro.


Formato: Atividade/Autocuidado
Data: 29 Março/2023
Tema: Autocuidado
Descrição: Atividade focada para as mulheres da unidade em comemoração ao mês da mulher.
Informações: Inscrições foi feita através de link.
Parceiros: Maquiadora/esteticista(Ana Paula).
Descomplica SP foi: Articulador

 


ATIVIDADES VOLTADAS À POPULAÇÃO PROMOVIDAS PELA COORDENADORIA DE CONVERGÊNCIA DIGITAL 2018-2019

Formato

Data

Tema

Local

Descrição: Breve descrição da atividade

Informação da Inscrição

Vagas/ Inscritos

Evento

31-jan-19

Conect@gente

CCSP

Evento que reúne todos os Agentes de Inclusão Digital que atuam nos 132 Telecentros, busca aproximá-

los da SMIT e leva palestras de conteúdo capacitivo útil que os beneficiará em sua Jornada como Agente

Encerradas

282

Oficina

6-abr-19

Fábrica de Negócios

Digilab Biblioteca Affonso Taunay

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

21

Oficina

29-abr-19

Fábrica de Negócios

Digilab Biblioteca Affonso Taunay

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

17

Oficina

14-mai-19

GANHE MERCADO

Digilab Descomplica Campo Limpo

Demonstra de forma prática e eficaz as melhores maneiras de divulgar o seu negócio.

Encerradas

16

Oficina

16-mai-19

FLUXO DE CAIXA

Digilab Descomplica Campo Limpo

Maneiras eficazes de otimizar todo o fluxo financeiro de seu negócio visando maior lucro.

Encerradas

6

Oficina

23-mai-19

COMEÇAR BEM - FORMALIZAÇÃO

Digilab Descomplica Campo Limpo

Como transformar uma ideia num negócio e de que maneira formalizá-lo

Encerradas

10

Oficina

6-jun-19

Fábrica de Negócios

Digilab Descomplica Campo Limpo

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

22

Oficina

8-jun-19

Fábrica de Negócios

Digilab Descomplica Campo Limpo

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

21

Evento

17 e 19-jun-2019

Os primeiros passos da Informática

Digilab Biblioteca Affonso Taunay

oções básicas de informática como os componentes do computador, os softwares e também os sistemas operaciona

Encerradas

30

Oficina

18-jun-19

COMEÇAR BEM - FORMALIZAÇÃO

Digilab Descomplica Campo Limpo

Como transformar uma ideia num negócio e de que maneira formalizá-lo

Encerradas

10

Oficina

8-jul-19

COMEÇAR BEM - FORMALIZAÇÃO

Digilab Descomplica Campo Limpo

Como transformar uma ideia num negócio e de que maneira formalizá-lo

Encerradas

12

Oficina

18-jul-19

COMEÇAR BEM - FORMALIZAÇÃO

Digilab Descomplica Campo Limpo

Como transformar uma ideia num negócio e de que maneira formalizá-lo

Encerradas

2

Oficina

13-ago-19

GANHE MERCADO

Digilab Descomplica Campo Limpo

Demonstra de forma prática e eficaz as melhores maneiras de divulgar o seu negócio.

Encerradas

Não Informado

Oficina

13-ago-19

Fábrica de Negócios

Digilab Savic

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

28

Oficina

14-ago-19

Fábrica de Negócios

Digilab Savic

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

28

Evento

29-ago-19

II Conect@gente

CCSP

Evento que reúne todos os Agentes de Inclusão Digital que atuam nos 132 Telecentros, busca aproximá-

los da SMIT e leva palestras de conteúdo capacitivo útil que os beneficiará em sua Jornada como Agente

Encerradas

284

Oficina

13-set-19

Curso de Educação Financeira para Mulheres.

Digilab Descomplica Campo Limpo

Série do curso de Educação Financeira para mulheres, que nesta edição voltava-se ao ensino de aplicação no

Tesouro Direto.

Encerradas

Não é da Ade Sampa

Oficina

16-set-19

Fábrica de Negócios

Digilab Savic

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

15

Oficina

17-set-19

Fábrica de Negócios

Digilab Savic

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

17

Oficina

23-set-19

Fábrica de Negócios

Digilab Savic

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

17

Oficina

24-set-19

Fábrica de Negócios

Digilab Savic

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

Encerradas

16

Oficina

1-out-19

FLUXO DE CAIXA

Digilab Descomplica Campo Limpo

Maneiras eficazes de otimizar todo o fluxo financeiro de seu negócio visando maior lucro.

Encerradas

20

Oficina

3-out-19

GANHE MERCADO

Digilab Descomplica Campo Limpo

Demonstra de forma prática e eficaz as melhores maneiras de divulgar o seu negócio.

Encerradas

20

Oficina

17-out-19

COMEÇAR BEM - FORMALIZAÇÃO

Digilab Descomplica Campo Limpo

Como transformar uma ideia num negócio e de que maneira formalizá-lo

Encerradas

20

 

Oficina

4-nov-19

 

Fábrica de Negócios

 

Digilab Biblioteca Affonso Taunay

 

Mentoria em duas fases que visa o planejamento de um novo negócio e sua implantação

 

Abertas

 

18

6-nov-19

7-nov-19

8-nov-19