Ligue Ilume

Departamento de Iluminação Pública (ILUME) colocou a disposição do munícipe um canal direto para reclamações relacionadas a problemas de iluminação pública: o LIGUE-ILUME.

O LIGUE-ILUME é um serviço de caráter gratuito, principalmente para celulares e telefones públicos, e propiciará mais qualidade e eficiência no atendimento à população. O telefone é o 0800 779 0156 e funcionará 24 horas, todos os dias.

O sistema de telefonia digital instalado tem capacidade para atender em torno de 60 mil ligações por mês, com direcionamento de chamadas para diminuir o tempo de espera.

Os operadores são treinados para atender às solicitações e esclarecer dúvidas sobre serviços de iluminação (troca de lâmpadas queimadas, cabos roubados, transformadores danificados, lâmpadas acesas durante o dia etc). Em alguns casos que não podem ser atendidos pelo Ilume como, por exemplo, poda de árvores e defeitos em equipamentos pertencentes à concessionária instalados no sistema elétrico, os atendentes darão retorno aos moradores e informarão o encaminhamento da solicitação para o órgão responsável.

A rede de iluminação pública de São Paulo, com mais de 560 mil lâmpadas, é considerada uma das maiores do mundo. Para manter todo o sistema funcionando a Prefeitura conta, atualmente, com 47 equipes de manutenção. Em média são trocadas diariamente 300 lâmpadas e 18 fotocélulas (equipamento que faz o acendimento automático da iluminação). Cerca de mil protocolos são atendidos diariamente.

Vários fatores são responsáveis pela falta de luz em alguns pontos da cidade, como transformadores queimados, fios partidos, curto na rede e defeitos em outros equipamentos auxiliares que compõem o sistema de iluminação. No entanto, o principal problema enfrentado é o furto de cabos. A Prefeitura tem feito algumas ações para combater este tipo de delito. Ferros velhos estão sendo fechados pelas Subprefeituras e os cabos de cobre substituídos pelo de alumínio.

O LIGUE-ILUME irá atender todas as demandas referentes à iluminação pública. Caso os pedidos sejam de ampliação e remodelação estes serão encaminhados aos departamentos responsáveis dentro do Ilume, pois dependem de programação específica. No entanto, as solicitações para a instalação de novos pontos devem ser feitas diretamente nas Subprefeituras do bairro.

Serviço: LIGUE-ILUME
Telefone: 0800 779 0156