Prefeitura entrega certificados para formandos do programa Bolsa Trabalho

Programa é direcionado a jovens de baixa renda; recebem certificado durante evento 20 jovens com idade entre 16 e 20 anos

O secretário de Governo, Julio Semeghini, entregou nesta terça-feira (31) os certificados dos cursos realizados no 1º semestre do programa Bolsa Trabalho, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo em parceria com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania e Inovação e Tecnologia.

“O programa tem o objetivo de inserir o jovem em um ambiente tecnológico, onde desenvolverá sua formação técnica por meio de atividades teóricas e práticas. Além disso, o mercado está em constante mudança. Para acompanhar essas transformações profissionais, nós devemos qualificar e preparar os jovens para as profissões do futuro. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, faz sua parte ao incentivar e promover iniciativas como esta”, destaca a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso.

Receberam os certificados durante o evento 20 jovens (de um total de 31 que concluíram os cursos) com idade entre 16 e 20 anos, que participaram da capacitação que tem como objetivo articular projetos de inclusão digital de jovens na periferia de São Paulo, além de apoiar o desenvolvimento local, incentivar o retorno à educação e o aumento da escolaridade.

“Nosso foco é o da inclusão e o objetivo é proporcionar aos nossos jovens novas perspectivas. Hoje, nós temos, segundo pesquisas, uma grande quantidade de pessoas na faixa etária a partir dos 16 anos que não trabalham e que também não estudam - a chamada população ‘nem-nem’. É com eles que estamos preocupados”, afirma a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda.

O programa teve duração de seis meses, com aulas de segunda a sexta-feira. A formação foi composta de palestras temáticas e visitas a museus e centros culturais. Os jovens também participaram de aulas de tecnologia nas unidades do Fab Lab Livre SP, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS), que são uma rede de laboratórios públicos – espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis para quem deseja desenvolver e construir projetos.

Os Fab Lab são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica e ferramentas de marcenaria e mecânica. Para o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, a pasta desenvolve políticas públicas com foco na inclusão e desenvolvimento pessoal e profissional do cidadão. “Na capital, foram criados 12 laboratórios de fabricação digital fomentando o empreendedorismo social e o compartilhamento de conhecimento, entre outras iniciativas”, disse.

Essa será a segunda formatura de turmas do programa implementado no final de 2016. Desde então, 146 jovens receberam certificados de participação no Bolsa Trabalho.

Sobre o Bolsa Trabalho

O programa Bolsa Trabalho é regido pela Lei 13.841, de 7 de junho de 2014, e contempla jovens na faixa etária de 16 a 20 anos, provenientes de famílias cuja renda per capita seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo nacional vigente, que estejam matriculados em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou tenham concluído o ensino médio, inclusive o profissionalizante.

Para participar do programa, o jovem deve residir no município de São Paulo e estar desempregado (sem receber o salário desemprego). Durante a vigência do programa, o jovem deve comprovar frequência mínima mensal de 85% nas aulas da escola convencional e manter o índice de frequência no curso. Durante o programa, o participante recebe um auxílio pecuniário mensal, no valor atual de R$ 484.

Fonte: Secom