Fab Lab Livre SP promove mais de 50 cursos gratuitos em junho nos 12 laboratórios dispostos pela cidade

As formações de curta (4h), média (16h) ou longa duração (96h) abordam temas como marcenaria, introdução à costura, produção de horta automatizada, escaneamento e impressão 3D, desenvolvimento de games. A programação completa está disponível em www.fablablivresp.art.br/cursos

Maior rede de laboratórios públicos de fabricação digital da América Latina, o Fab Lab Livre SP, da Prefeitura de São Paulo, promove no mês de junho mais de 50 cursos gratuitos e abertos ao público, em suas doze unidades distribuídas pela cidade. As capacitações, com duração entre quatro e 96 horas, têm temática variada, mas sempre inspirada na filosofia da ‘Cultura Maker – Faça Você Mesmo’.

Os Fab Labs são laboratórios colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, de acesso livre, que disponibilizam tecnologia de ponta para o desenvolvimento de ideias e projetos. O cidadão pode criar quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. Para isso, contam com equipamentos avançados, como impressoras 3D (impressão de objetos), fresadoras (usada para cortes ou desbastes de madeira, plásticos, isopor etc), fresadora de precisão (capazes de produzir placas de circuitos eletrônicos), cortadora de vinil (corta com precisão adesivos e papéis de gramaturas variadas) e cortadoras a laser (permitem cortes com precisão milimétrica).

Os cursos oferecidos são de curta (4h), média (16h) ou longa duração (96h), em diversas áreas da fabricação digital, que vão da marcenaria, introdução à costura e horta automatizada, passando por modelagem, escaneamento e impressão 3D, até o desenvolvimento de games, robótica e programação, encontro de drones e várias opções com uso de Arduíno. A participação é livre para maiores de 12 anos. A programação completa dos cursos está disponível no site e facebook: www.fablablivresp.art.br/cursos

Confira os endereços dos 12 Laboratórios de Fabricação Digital, divididos em duas categorias, os grandes (Centro Cultural Cidade Tiradentes, CEU Heliópolis, OlidoCibermarium e Vila Itororó) e os mini laboratórios (Centro Cultural Casa da Memória, Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural da Penha, Centro Cultural São Paulo, Centro Esportivo Tietê, Chácara do Jockey Club, Espaço São Luis e Espaço Vila Mara):

Grandes Laboratórios

Chácara do Jockey Club
Rua Santa Crescencia, 323
Butantã

Centro Cultural Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6900
Cidade Tiradentes

Galeria Olido
Avenida São João, 473
Centro

Centro de Convivência de Heliópolis
Estrada das Lágrimas, 2385
Heliópolis

Mini Laboratórios

Espaço São Luís (Telecentro Criança Feliz)
Rua Bacabinha, 280
Jardim São Luís

Casa de Memória de Itaquera
Rua Antônio Carlos de Oliveira Cesar, 97

Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20
Penha

 

CEU Três Pontes
Rua Capachós, 400
Jardim Célia

CEU Anhanguera
R. Pedro José de Lima, 1020
Anhangurera

Centro Cultural da Juventude
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
Limão

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
Paraíso

Vila Itororó
Rua Pedroso 238
Bela Vista