Agenda Fácil chega a todas as UBS da cidade e permite marcar consultas pelo celular

Com o programa, é possível agendar, confirmar e cancelar consultas e exames pelo aparelho celular

A Prefeitura de São Paulo anuncia nesta segunda-feira (26) a implantação do aplicativo Agenda Fácil em todas as 459 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo. Com ele, é possível agendar, confirmar e cancelar consultas e exames pelo telefone celular.

O Agenda Fácil começou a ser testado em outubro de 2017 nas Zonas Norte, Oeste e Sudeste para que, finalmente, pudesse beneficiar todas as regiões. Atualmente, o aplicativo conta com 7.577 usuários cadastrados, que realizaram aproximadamente 7.847 operações, sendo 2.646 cancelamentos.

Cerca de 66% das ações realizadas pelo Agenda Fácil correspondem a agendamentos e 34% a cancelamentos. As cinco especialidades mais agendadas pelo app no período de implantação foram medicina interna/clínica geral, ginecologia/obstetrícia, pediatria, odontologia e radiologia.

"Este aplicativo favorece a equidade entre os usuários e não usuários do aplicativo, pois o cancelamento pode ser realizado diretamente pelo paciente e as vagas que ficam disponíveis podem ser aproveitadas por todos. Esse dinamismo aumenta a produção das unidades e reduz a perda primária (vaga sem paciente agendado) e o absenteísmo (paciente agendado que não comparece), que, combinados, chegam hoje a um índice de até 40% das vagas em algumas unidades", explica Wilson Pollara, secretário de Saúde.

Para o secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, a tecnologia precisa estar a serviço do cidadão. “Estamos modernizando a gestão da cidade e simplificando processos para garantir mais agilidade e excelência no atendimento à população”, complementa.

Aprovação

Uma pesquisa encomendada pela Secretaria Municipal de Saúde e realizada pelo Instituto de Pesquisa Pensando Juntos ouviu 249 pessoas de 22 a 26 de fevereiro de 2018. Deste total, 90% dos usuários consideraram o aplicativo fácil de entender e de usar. 72% informaram que recomendariam o aplicativo para seus amigos e familiares.De acordo com 63% dos entrevistados, o Agenda Fácil melhorou o acesso e resolveu o problema que o usuário tinha em relação à consulta em sua UBS; 38% dos entrevistados deram nota 10 para o aplicativo.

Como usar o app

O app Agenda Fácil está disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store. Para utilizar o aplicativo pela 1ª vez, é preciso retirar um código de acesso na UBS de referência do paciente. É possível pesquisar a unidade que corresponde a seu endereço no Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br). O procedimento é semelhante ao utilizado pelas instituições bancárias no uso de seus aplicativos.

Além do agendamento de consultas e exames, o Agenda Fácil permite que o usuário acompanhe todos os procedimentos agendados, pré-agendados ou em fila de espera. Nos dois primeiros casos, serão fornecidos a data, o horário, o nome da unidade e o endereço em que a consulta ou o exame será realizado. O usuário também pode desmarcar procedimentos, caso não possa comparecer.

Para as consultas e exames em fila de espera, é possível escolher uma nova data entre as desistências de outros usuários. Para marcar uma nova consulta, o paciente precisa clicar no botão “+”, no canto inferior direito da tela e, na sequência, escolher a especialidade que deseja passar.Para finalizar, basta escolher o horário e o médico. No caso de consultas, exames e procedimentos pré-agendados pelo sistema central, o usuário pode confirmar, alterar data e/ou horário (mediante disponibilidade) ou recusar. Caso recuse, sairá da fila.

Na tela inicial, a pessoa verá o procedimento que acabou de agendar. O aplicativo oferece também a possibilidade de visualizar o endereço da unidade, o comprovante do agendamento, cancelar, se for o caso, e de ver também as orientações para o preparo antes da realização dos exames. O paciente também recebe alertas do app lembrando do agendamento cinco, três e um dia antes do evento.

O Agenda Fácil conta ainda com um espaço de perfil, em que a pessoa consegue inserir ou atualizar seus dados de telefone e e-mail, fundamentais para a saúde municipal conseguir manter contato com o paciente. No Agenda Fácil há também o cartão SUS virtual que, a partir de agora, fica no celular do usuário. Isso evita que se criem novos cadastros, em casos de esquecimento, e impede a duplicidade de dados.Saiba mais sobre o aplicativo e suas funcionalidades na página do Agenda Fácil.

Agendamento por SMS continuam

Os atuais canais de agendamento da Secretaria Municipal de Saúde continuam funcionando normalmente. Caso o paciente não queira usar a nova tecnologia ou encontrar dificuldades, suas marcações de exames e consultas continuarão a ser feitos por meio do sistema e confirmados por contato telefônico.

Fonte: Secom