Prefeitura e Movimento Greenk firmam parceria para descarte de lixo eletrônico

Principado de Mônaco patrocina primeira rede de coleta, em 14 parques municipais, para conscientizar população sobre destinação correta do e-lixo

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e o Movimento Greenk, criado para conscientizar e mobilizar a população sobre o descarte correto de lixo eletrônico, formalizaram nesta segunda-feira (26) parceria para implantação de uma política pública permanente de descarte correto do chamado e-lixo. Os materiais coletados serão enviados aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que integram programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Inédita na América Latina, a iniciativa não terá qualquer custo para os cofres municipais, uma vez que a instalação dos 15 postos de coleta, sendo 14 em parques municipais e um na sede da Prefeitura, será integralmente patrocinada pelo Principado de Mônaco, que tem apoiado iniciativas sustentáveis, promovendo projetos com foco na proteção do meio ambiente. O investimento será de R$ 200 mil. Serão coletados computadores (notebooks e CPUs), celulares e tablets, monitores e equipamentos de pequeno porte (impressoras).

Cumprindo as normas da Economia Circular, o Movimento Greenk, destinará os equipamentos coletados, como computadores, smartphones, tablets, fios, baterias, carregadores e outros componentes aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Os computadores recondicionados, atestados e em condições de uso, serão destinados a projetos de inclusão digital em escolas públicas. Os demais resíduos serão descartados de forma ambientalmente correta, conforme normas de logística reversa e empresas homologadas pela GreenEletron.

O coletor do e-lixo que será utilizado foi desenvolvido pelo Movimento Greenk conjuntamente com a Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (ABINEE) e a GreenEletron, empresa fundada pela Abinee para se tornar gestora de Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos. O produto é fabricado em aço, metais e plásticos reciclados, oferecendo resistência às intempéries – já que estará exposto ao sol e à chuva nos parques públicos.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) situam o Brasil na segunda colocação, em um ranking dos países das Américas, na produção de e-lixo, só perdendo para os Estados Unidos. É também o sétimo maior do mundo. O empenho da SVMA na ação é conscientizar os munícipes quanto aos riscos que os elementos químicos contidos no lixo eletrônico causam ao meio ambiente. Altamente tóxicos, alumínio, mercúrio, brumo, chumbo e cloro, se despejados sem critério na natureza, contaminam o lençol freático.

Pontos de coleta

O plano de cooperação firmado entre a Prefeitura e o Movimento Greenk prevê o projeto de implantação e operação de 15 pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade de São Paulo, por um ano.

Um dos pontos de coleta estará na sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá; os demais serão instalados nos seguintes parques municipais:

1) Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

2) Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide, 949

3) Parque Prefeito Mario Covas – Avenida Paulista, 1853

4) Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n

5) Parque do Cordeiro Martin Luther King – Rua Breves, 968

6) Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n

7) Parque Buenos Aires - Av Angélica, 1.500

8) Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420

9) Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119

10) Parque Burle Marx – Av. D Helena Pereira de Moraes, 200

11) Parque Esportivo do Trabalhador – R. Canuto Abreu, s/n

12) Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515

13) Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera

14) Parque Vila Guilherme /Trote – Rua São Quirino, 905

Greenk

O Movimento Greenk foi pensado para conscientizar e mobilizar a sociedade para a correta destinação aos eletrônicos da linha verde. O nome é uma junção das expressões geek (apaixonado por tecnologia) + green (verde e meio ambiente), que os motiva a incentivar o descarte correto desse tipo de material.

O Brasil produz, atualmente, mais de 1,5 mil tonelada de lixo eletrônico por ano, descartando corretamente menos de 3% desse total. O México já descarta mais de 35% e a Noruega, que lidera esse ranking, descarta corretamente 74% do seu e-lixo. Em junho de 2017, durante a 1ª edição de seu Greenk Tech Show, foram arrecadadas 2,7 toneladas de e-lixo em três dias de evento. A expectativa da segunda edição é ainda mais ambiciosa: recolher 10 toneladas.

Mônaco

Destino procurado por seus museus, opções esportivas, vida noturna agitada e monumentos, como a Catedral, o Palácio Principesco e o famoso Cassino e Ópera de Monte-Carlo, Mônaco é uma cidade-estado soberana, situada ao sul da França. O principado tem investido em ações sustentáveis desse tipo. Por seu engajamento ambiental, o escritório de turismo está apoiando esta iniciativa inédita em São Paulo.

 

Fonte: Secom