Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo firmam parceria para o lançamento do primeiro Descomplica São Paulo

Unidade a ser implantada junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista receberá totem de autoatendimento do Poupatempo ofertando serviços estaduais

Detalhe das obras do Descomplica São Paulo, em São Miguel Paulista - Foto: Ass. Comunicação SMIT

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, em reunião promovida em 15 de dezembro, firmaram parceria que prevê a instalação de um totem de serviços estaduais na primeira unidade do programa Descomplica São Paulo.

O totem de autoatendimento do Poupatempo doado pelo governo estadual irá permitir a realização de serviços como a 2ª via de RG e de CNH, a solicitação da habilitação definitiva, a emissão de atestado de antecedentes criminais, além de agendamento de serviços nos 71 postos físicos do Poupatempo. Vale destacar que o pagamento das taxas pode ser realizado pelo próprio equipamento, com o envio do documento posteriormente para a residência do cidadão, evitando a necessidade de atendimento presencial.

“Nossa meta é reduzir a burocracia e simplificar os processos, assegurando excelência e agilidade no atendimento ao cidadão”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O piloto do programa Descomplica São Paulo deverá ser implantado junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, na zona leste da Capital, e tem previsão de lançamento no primeiro semestre do próximo ano.

O programa propõe a descentralização dos serviços municipais e o atendimento integrado ao cidadão, ofertando mais de 350 serviços da Prefeitura, como os de assistência e desenvolvimento, de mobilidade e transporte, e de trabalho e empreendedorismo, entre outros.