Prefeitura lança novo edital de chamamento público para manutenção da rede Fab Lab Livre SP

Reunião de esclarecimento sobre o edital acontece no dia 6 de dezembro, às 10h, no MobiLab. Organizações sociais interessadas poderão encaminhar propostas até 5 de janeiro de 2018. Mais informações em http://bit.ly/2Ac2FAu

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, por meio da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital, lançou novo edital de chamamento público para a seleção de organizações da sociedade civil interessadas em operar e manter a rede Fab Lab Livre SP composta por 12 laboratórios de fabricação digital dispostos na cidade. Os interessados terão até o dia 5 de janeiro de 2018 para enviar as propostas e poderão participar de reunião de esclarecimento que será realizada no dia 6 de dezembro, às 10h, no MobiLab (Rua Boa Vista, 136, Centro de São Paulo).

A nova publicação permitiu o aprimoramento do edital e a inclusão de alternativas como a atuação em rede (articulação de duas ou mais organizações da sociedade civil para a realização de ações coincidentes). “Estamos ampliando o prazo para a elaboração do plano de trabalho, reafirmando nosso compromisso com a gestão participativa e colaborativa”, destaca Fabiano Martucci, responsável pela Coordenadoria de Conectividade Convergência Digital.

Entre os requisitos detalhados no edital estão a comprovação de experiência na realização de atividades semelhantes, bem como a capacidade técnica e operacional para o desenvolvimento da parceria, que prevê a segmentação dos espaços em lotes*. “Nosso objetivo é fomentar projetos e ideias, gerando inovação para a cidade e para o cidadão”, explica Daniel Annenberg, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia.

* Lotes previstos no edital (segmentado por laboratórios)
1º lote: Vila Itororó, Espaço São Luís, CEU Anhanguera
2º lote: Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural Olido, Chácara do Jockey
3º lote: CEU Heliópolis, Centro Cultural da Penha, CEU Três Pontes
4º lote: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Centro Cultural Casa da Memória, Centro Cultural São Paulo

Sobre o Fab Lab Livre SP
Inspirados na filosofia da “cultura maker – faça você mesmo”, os Fab Labs são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, nos quais o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos em cursos e oficinas.
O programa Fab Lab Livre SP conta com 12 laboratórios dispostos na Capital e tem entre seus objetivos sensibilizar as potencialidades da cultura maker, fortalecer as abordagens criativas e a aprendizagem ativa, incentivar as pesquisas acadêmicas que fomentam a prototipação e o uso das ferramentas de fabricação digital, assim como gerar oportunidades para o empreendedorismo local.