Fab Lab Livre SP e E-Lab Experimento em Transportes promovem roda de conversa que debate a contratação de inovação pelos governos

Como parte da programação da São Paulo Tech Week, evento acontece nesta sexta-feira, às 14 horas, no Centro Cultural de São Paulo

Como parte da programação da São Paulo Tech Week, festival da Prefeitura de São Paulo que reúne cerca de 200 eventos sobre tecnologia, o Fab Lab Livre SP promove nesta sexta-feira (10), às 14 horas, roda de conversa sobre como o governo deve preparar-se para contratar inovação voltada para os serviços de mobilidade e formação de cidades inteligentes. A iniciativa, que acontece no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000), é uma parceria com o E-lab Experimento em Transportes, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

“O objetivo do encontro é associar o aprendizado dos Fab Labs ao capital intelectual dos desenvolvedores de projetos de software e hardware para desenvolver propostas com foco no governo”, esclarece Fabiano Martucci, coordenador de Convergência e Conectividade Digital da secretaria municipal de Inovação e Tecnologia. “A roda de conversa demonstra o quanto caminhamos para o amadurecimento das relações entre o público e o ecossistema das jovens empresas”, ressalta Renata Veríssimo, coordenadora do Núcleo de Parcerias+Inovação da EMTU.

Entre as startups confirmadas para a conversa estão a Scipopulis, vencedora do DemoDay do Mobilab, o laboratório de mobilidade urbana da Prefeitura de São Paulo, e a Hackafé, vencedora da Maratona de Inovação Isitec 2017. A Scipopulis foi reconhecida pelo desenvolvimento de algoritmos e ferramentas de visualização de dados para ajudar cidadãos, gestores e operadores de transportes públicos; a Hackafé por apresentar projeto que faz a integração dos dados validadores e GPS existentes nos ônibus.

Estarão presentes também especialistas como Eduardo Spanó, gestor da Prefeitura de São Paulo na área de Tecnologia da Informação, Isabela Meloncini, advogada na São Paulo Parcerias, Pedro do Carmo Baumgartz de Paula, coordenador da iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo, além de Ivo Eduardo Román Pons e Roberto Speicys Cardoso, fundadores da Scipopulis.