Prefeitura lança programa Profissão Cidadão com 3.500 vagas de capacitação para jovens e adultos

Cursos para diversas áreas profissionais, em parceria com SEBRAE, iniciativa privada e terceiro setor, estarão disponíveis a partir de 10 de julho

A Prefeitura de São Paulo lança nesta terça-feira (4) o programa Profissão Cidadão, que vai disponibilizar, inicialmente, 3.500 vagas de capacitação doadas por parceiros, em cursos presenciais e à distância, em diversas áreas profissionais. As vagas são destinadas para jovens a partir de 16 anos e adultos. Os primeiros cursos, como Jardinagem e Hospitalidade e Lazer, têm início no dia 10 de julho (veja o calendário abaixo).

O principal objetivo do programa é promover a inclusão social, por meio de qualificação técnica que produza novas oportunidades de trabalho, empreendedorismo e geração de renda. A iniciativa conta com parceria com governo do Estado, SEBRAE, iniciativa privada e terceiro setor.

O Profissão Cidadão terá importante participação das Prefeituras Regionais, que serão responsáveis por divulgar nas comunidades, identificar e indicar aquelas pessoas realmente interessadas em participar dos cursos, de acordo com o conhecimento e criatividade dos moradores. Isso permitirá o aperfeiçoamento das atividades econômicas locais e o desenvolvimento regional, de forma descentralizada, inovadora e sustentável. Os interessados em participar do programa devem se inscrever, de acordo com a disponibilidade das vagas, na própria Prefeitura Regional, que dará todas as orientações necessárias.

Das 3.500 vagas disponibilizadas, 1 mil são do Programa Via Rápida Empregos, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, para capacitação técnica nas áreas de comércio e serviços em suas unidades móveis e fixas. Os cursos serão ministrados e certificados pelo Centro Paula Souza.

Outras 1 mil vagas são dos cursos Check-Up Empresas, ministrados pelo SEBRAE, que orientam como abrir, melhorar, ampliar e desenvolver habilidades para gerir a empresa, dá dicas de produto e divulgação do empreendimento. As turmas começam imediatamente após a capacitação técnica do Centro Paula Souza, e serão oferecidas em espaços próprios das Prefeituras Regionais, com duração de 20 horas/aula.

As demais 1.500 vagas são acessos para cursos de educação à distância de aperfeiçoamento ao funcionário público municipal, pela DLB Tecnologia, como Padrão de Atendimento, Liderança, Gestão de Talentos e Administração de Tempo, entre outros.

Centros de Excelência
Em 2018, será inaugurado o Centro de Excelência em Tecnologia da Informação para Jovens (CETI Jovens), sob gestão da Prodam. Os interessados receberão capacitação técnica em nível básico, por meio de módulos semestrais, para turmas de até 20 alunos por período - manhã, tarde e noite, nas seguintes matérias: Manutenção de Computadores, Tablets e Smartphones, Arte Digital, Design e Animação Gráfica, Desenvolvimento de Jogos e Treinamento e Comunicação em Mídias Sociais.

A primeira atividade do CETI Jovens, ainda antes da entrega de suas instalações, será o curso de Capacitação Técnica em Robótica, que terá curadoria acadêmica e será ministrado pelo Programa FAB LAB LIVRE SP.

Outro centro de excelência será o de Gastronomia, para Capacitação Técnica em Comida e Bebida de Rua e Manipulação de Alimentos, com instalação e manutenção, por quatro anos, da Associação de Comida e Bebida de Rua de São Paulo (ACORSP).

Outros resultados das parcerias são a oferta de colocação no Bolsa Emprego e
suporte para a especialização técnica em panificação e confeitaria do Sindicato da Indústria de Panificação do Estado de São Paulo (SINDIPAN); e equipamentos da Cozinha Escola e Escola de Hotelaria para capacitação técnica nas áreas de alimentação e eventos, pelos sindicatos de hotelaria, bares e restaurantes (SINDHOTÉIS, SINDRESBAR - SP e FHORESP).

Calendário dos Cursos

10 de julho
Curso de Jardinagem - Prefeitura Regional do Ipiranga e Prefeitura Regional do Butantã.
Curso de Hospitalidade e Lazer - Prefeitura Regional de Santo Amaro

A partir de 10 de julho
Curso Check -Up Empresas – SEBRAE

07 de agosto
Curso de Jardinagem - Prefeitura Regional de Santo Amaro
Curso de Panificação - Prefeitura Regional do Jabaquara

14 de agosto
Curso de Imagem Pessoal - Prefeitura Regional do Butantã

Setembro
Via Rápida Empregos - Unidades Móveis - as atividades serão realizadas em quatro Prefeituras Regionais da cidade e em unidades dos CEU, com programação a ser divulgada posteriormente

Outubro
Capacitação Técnica em Robótica – início de atividades do Centro de Excelência em Tecnologia da Informática – CETI Jovens

Novembro
Inauguração do Centro de Excelência de Gastronomia de São Paulo

Dezembro
Evento de Formatura dos capacitados com entrega dos certificados

Fonte: Secom