Lançada Nova Política de Governança de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo

Novo modelo de Governança visa aumento da maturidade, capacitação e inovação

Crédito: Assessoria de Comunicação / SMIT

Foi lançada, em 15 de maio, na Praça das Artes, a Nova Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com base no Decreto Municipal nº 57.653, de 7 de abril de 2017, que prevê a adoção de um novo modelo de Governança, o evento reuniu mais de 150 gestores públicos das áreas de tecnologia da informação, além dos secretários de Inovação e Tecnologia (SMIT), Daniel Annenberg e de Gestão, Paulo Uebel, do presidente da Prodam, Rogério Brecha, e do Coordenador de Gestão de Tecnologia, André Tomiatto. Trata-se de uma das primeiras iniciativas estruturais da gestão no que se refere à evolução tecnológica e um passo importante para que se caminhe em direção a um Governo Digital.

Orientações, regras, normas e boas práticas que deverão ser adotadas pelos profissionais de tecnologia para que os projetos sejam mais eficientes foram apresentadas pelas autoridades e pelos gestores da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), vinculada à SMIT. A Nova Política, feita com a participação de todos os órgãos e entidades da Administração, visa implantar um novo modelo de governança que promova internamente o aumento da maturidade, capacitação e inovação. As principais diretrizes são descentralização (maior liberdade aos órgãos nas ações de tecnologia), transparência e participação social (para aproximar mais a sociedade às decisões da Administração Pública), planejamento (elaborar ações de tecnologia mais eficazes e estruturadas) e inovação (para explorar o potencial de criação dos recursos humanos).

Uma palestra sobre o tema foi ministrada por Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa do Gartner Group, a maior e mais presente empresa mundial em aconselhamento imparcial em tecnologia da informação, que é contratada da Prefeitura e dá suporte às decisões da Administração Municipal.

“Esse é um momento histórico. O município vem criando mudanças estratégicas, o que gera um novo contexto de tecnologia para a cidade”, comentou Rogério Brecha.

Para o Secretário Daniel Annenberg, as novas orientações irão agregar mais eficiência e agilidade aos processos com foco no atendimento de excelência ao cidadão. “O uso correto da tecnologia é o melhor instrumento para a desburocratização, simplificação e maior eficiência da máquina pública com o objetivo de se ter mais qualidade no atendimento à população”.

Também estiveram presentes os secretários de Justiça, Anderson Pomini, da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda e do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini.

Baixe aqui e conheça o guia para a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação.