Prefeitura recebe doação de computadores e impressoras da indústria elétrica e eletrônica

Equipamentos darão suporte à implantação de programas por meio do projeto “Tecnologia Solidária”

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, anunciou nesta quarta-feira (3) a doação de equipamentos de informática por empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), sem custos ao município.

A cidade de São Paulo receberá o reforço de 750 computadores e 110 impressoras a laser, itens doados por empresas como Dell, HP, Lenovo e Positivo, com apoio da Intel e da Microsoft. A Huawei irá contribuir com equipamentos de rede e conectividade, como servidores, switches, roteadores, pontos de acesso sem fio, além de suporte técnico pelo período de um ano. A empresa já havia doado, em outra ocasião, equipamentos de rede e acesso à internet para a Prefeitura.

Denominada de “Tecnologia Solidária”, a iniciativa irá destinar os equipamentos a programas que precisam de ferramentas mais modernas, como o Poupatempo Municipal, que propõe a descentralização dos serviços municipais. Os equipamentos também serão destinados ao programa Empreenda Fácil, lançado em maio deste ano com o objetivo de reduzir o prazo de abertura de empresas de mais de 100 dias para até uma semana, utilizando a internet como ferramenta. O treinamento para os servidores municipais conhecerem o novo sistema já começou.

Outra iniciativa beneficiada pelo “Tecnologia Solidária” é o CEU21, projeto da Secretaria de Educação que garante a implantação de laboratórios de educação digital nas 555 escolas municipais. O foco da ação são as crianças e jovens do Ensino Fundamental, com idade a partir de 6 anos.

“A indústria entende que, em uma situação de crise e de dificuldades em relação às contas públicas, temos que ser criativos para voltar a crescer. Esta é a nossa contribuição. Os programas da Prefeitura estão sintonizados com o setor eletroeletrônico na busca pelo uso da tecnologia como ferramenta de eficiência”, explica o presidente da Abinee, Humberto Barbato.

No final de março, a Microsoft também fechou parceria com a Prefeitura para ampliar a utilização da tecnologia na rede municipal de ensino permitindo acesso às plataformas educacionais da empresa, além de ofertas de capacitação e doação de softwares. Serão beneficiados pelo projeto 422.110 estudantes e 58.991 docentes.

"Precisamos de uma infraestrutura eficiente para garantir a gestão da cidade. Esta iniciativa dá suporte a programas extremamente relevantes, que contribuem para inserir São Paulo no caminho da modernidade”, afirma Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Sobre a Abinee
Fundada em setembro de 1963, a Abinee é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa a indústria elétrica e eletrônica, congregando cerca de 500 empresas nacionais e estrangeiras.