Jardim Elisa Maria, na Zona Norte, tem coleta mecanizada subterrânea

A coleta é realizada por meio de um bigtainer que comporta até dez toneladas de resíduos

Foto: Jorge Yasuo

Nesta terça-feira (12) o secretário de Serviços, Alberto Serra, acompanhado do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Ricardo Brandão Figueiredo, visitou o bigtainer no bairro Jardim Elisa Maria, na Zona Norte da capital, distrito da Brasilândia. A iniciativa é da Secretaria de Serviços, por meio da Amlurb e da Loga, empresa responsável pela coleta na região.

O bigtainer é uma espécie de caçamba, de grandes proporções, instalada no subterrâneo. Por meio de sistemas hidráulicos o recipiente, quando cheio, eleva-se ao nível da rua para que seja possível a coleta do lixo ali depositado. A coleta mecanizada subterrânea funciona da seguinte forma: o munícipe leva o seu lixo devidamente ensacado e abre, com o cartão magnético concedido, a tampa do bigtainer e descarta os resíduos. O equipamento tem capacidade para armazenar 20 metros cúbicos de resíduos, equivalente à dez toneladas. A limpeza é feita quinzenalmente. Os moradores do Jaridm Elisa Maria contam com a novidade desde o dia 8 deste mês.

Este tipo de coleta traz uma série de benefícios: os resíduos alocados no subterrâneo não ficam expostos às intempéries e, portanto, não provocam mau cheiro na vizinhança, além de acabar com o resíduo empilhado nas calçadas e de lixeiras cheias e ainda evita o entupimento de bueiros.

Vale lembrar que apenas resíduos orgânicos (alimentos), embalagens diversas (desmontadas) e resíduos de banheiros são aceitos no bigtainer. Restos de construção e móveis, por exemplo, não podem ser descartados. Para este tipo de descarte os moradores podem dirigir-se à um dos 93 Ecopontos da cidade.

No município, há outros cinco bigtainers instalados: no Mercado Municipal (Sé), nas comunidades Taipas e Jaguaré, Heliópolis e Recanto dos Humildes (Perus). O próximo bigtainer a ser instalado será o Talha-Mar, também na Brasilândia.

Nossa Vila Limpa

O projeto Nossa Vila Limpa, iniciado em março deste ano, também foi visitado pelo secretário Alberto Serra durante a agenda. O programa surgiu de uma parceria entre a Amlurb e as empresas Inova e Loga — responsáveis, respectivamente, pela limpeza urbana e a coleta domiciliar naquela região, beneficiando dez mil famílias.

O objetivo é conscientizar os moradores do bairro sobre as formas corretas de descarte e empenhá-lo na manutenção da limpeza pública.

“Esse bigtainer vem acompanhado do projeto ‘Nossa Vila Limpa’, que aproxima os problemas relacionados à limpeza pública do cidadão, estimulando-o a também combater os maus hábitos, uma das conquistas alcançadas, por exemplo, são os funcionários que fazem a coleta e varrição, contratamos em março 11 novos funcionários aqui da região”, concluiu Alberto Serra.