Prefeitura lança consulta pública para expansão do Programa WiFi Livre SP

Expansão se dará por meio de parcerias com iniciativa privada. Nos próximos 45 dias (a contar de 18/11), a consulta estará disponível na plataforma gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br

Foto: SES/Imprensa

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços, lançou, nesta quarta-feira (18/11), a consulta pública para a expansão do Programa WiFi Livre SP, por meio da participação da iniciativa privada.

A consulta está disponível na Internet durante os próximos 45 dias na plataforma gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wifi, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). Por meio dela, a intenção é obter contribuições e sugestões dos munícipes, identificando novas localidades, tipos de intervenções e alternativas que viabilizem o programa de expansão. “A ideia é ouvir a população para saber como aproveitar melhor o espaço público”, ressaltou João Cassino, coordenador da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital (CCCD).

Além de expandir e garantir a manutenção do serviço em espaços públicos (área externa), a parceria a ser firmada prevê a implantação de projetos de aprimoramento, instalação de mobiliário urbano qualificado e equipamentos de utilidade pública. Com isso, o que se espera é aumentar o impacto e a amplitude das iniciativas de conectividade do município.

Em contrapartida, os parceiros poderão expor suas marcas locais escolhidos para a ampliação do projeto. Os novos pontos deverão priorizar as regiões com baixo acesso à Internet, mas deverão, ao menos, contemplar uma localidade por distrito.

Ainda por meio da consulta, o munícipe poderá apoiar propostas enviadas por outras pessoas, incluindo fotos dos locais sugeridos, endereços, informações específicas e a descrição do porquê da escolha dos espaços.

No que se refere à sugestão das intervenções, a participação será via formulário, permitindo ao usuário opinar, entre outros pontos, sobre o mobiliário urbano, equipamentos de recreação e recargas de celular. Também será permitido o cadastro voluntário de agentes promotores de intervenções urbanas interessados em participar do futuro programa.

Chamamento público - No começo do próximo ano, após a definição das localidades, um projeto-piloto deverá ser implantado em, pelo menos, dez novos espaços WiFi Livre SP, por meio de um chamamento público para a instalação e gestão do sinal de internet grátis. A última etapa, que engloba as demais localidades, deverá ser colocada em prática durante o primeiro semestre de 2016.

Ao falar sobre a importância da ampliação do programa, que tornará a cidade ainda mais conectada, Simão Pedro, secretário de Serviços, citou pesquisa da Universidade Federal do ABC (UFABC), que mostra que a instalação do WiFi Livre SP está provocando mudanças positivas. Entre essas mudanças, destacou o secretário, está a de que mais da metade dos usuários passaram a ocupar os espaços com mais frequência, o que contribui para a valorização do entorno.

Ele lembrou que no início, a meta estabelecida para o programa WiFi Livre SP era instalá-lo em apenas 42 praças, mas a decisão de leva-lo a todos os distritos fez com que o número saltasse para 120. Com cerca de 2,5 milhões de acessos mensais, o serviço é oferecido a uma velocidade de conexão individual e efetiva de 512 Kbit/s.

"Para a expansão, queremos contar com a participação dos munícipes e das diversas entidades que compõem a sociedade paulistana para que nos indiquem quais são os locais que querem ter os serviços de wifi livre instalados", concluiu Simão Pedro.

“Quando a gente acerta uma proposta que vai ao encontro do cidadão, imediatamente coloca-se em discussão a ampliação desse direito. E, em São Paulo, a escala faz toda a diferença. A bem da verdade, a ampliação do WiFi Livre depende de soluções de parcerias simples, o que nos faz acreditar em seu sucesso”, declarou a vice-prefeita Nádia Campeão.

Participaram também da cerimônia de lançamento, a secretária-adjunta da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Tereza Herling, e Rodrigo Pirajá Wienskoski, diretor-presidente da SP Negócios.


WiFi Livre SP

Implantando em janeiro de 2014, o WiFi Livre SP é um programa que visa tornar a internet banda larga acessível ao usuário, em locais públicos de grande circulação de pessoas na cidade, entre praças e parques, além de promover a ocupação desses espaços. Presente em 96 distritos e nas 32 subprefeituras da cidade, o serviço oferece conexão individual e efetiva de 512 Kbtis/s. Mensalmente são realizados 2,5 milhões de acessos.

Os 120 pontos estão distribuídos da seguinte forma: 23 na região central, 18 na Zona Norte, 36 na Leste, 28 na Sul e 15 na Zona Oeste.