Prefeitura de São Paulo inaugura em Santo Amaro segunda Central Mecanizada de Triagem

A nova unidade processará mais 250 toneladas diárias de resíduos recicláveis e vai triplicar a coleta seletiva na cidade

São Paulo deu mais um passo importante para ampliar a coleta seletiva no município, com a inauguração, pela Prefeitura, em 16/7, da Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus (Avenida Miguel Yunes, 345), em Santo Amaro.

Trata-se da segunda unidade deste tipo aberta neste ano (a primeira foi entregue à população em junho, na Ponte Pequena). Pioneira na América Latina, a iniciativa integra o programa SP Recicla, que reúne todos os projetos do governo municipal relacionados à coleta seletiva.

Para se ter uma ideia do que o empreendimento representa, cada uma das centrais terá capacidade para processar 250 toneladas diárias de resíduos recicláveis. Isso é o equivalente à somatória da produção das 21 cooperativas conveniadas com a Prefeitura, que já realizavam esse trabalho e continuarão participando do processo.

Em apenas um ano, São Paulo saltará de 250 para 750 toneladas diárias, o triplo da capacidade de triagem. A população ganhará outras duas centrais mecanizadas até 2016, nos mesmos moldes das existentes, atingindo a marca de, aproximadamente, 1.250 toneladas diárias. As obras não representam novos custos para a municipalidade, já que fazem parte dos investimentos previstos nos contratos entre a Prefeitura e as concessionárias.

“Nós damos um salto de qualidade com a inauguração destas duas centrais mecanizadas. Nossa capacidade de processamento passa a beirar 750 a 800 toneladas por dia. Então, se nós separarmos o lixo seco e enviarmos às centrais, nós poderemos reaproveitar este material, e o meio ambiente agradece”, afirmou Haddad.

Construída em área de 4,8 mil metros quadrados pela concessionária Ecourbis Ambiental, a Central Carolina Maria de Jesus conta com modernos equipamentos como leitores óticos, que separam os materiais por tipo e cor, esteiras automatizadas e o Trommel, que faz a separação dos resíduos por dimensão. Nesta primeira etapa de atividades, a operação será feita em um turno diário de sete horas, de segunda a sábado, inclusive feriados, com mínimo de 42 trabalhadores, entre operadores de equipamentos, mecânicos, eletricistas e membros das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

“De todos os resíduos que a cidade produz, 10,5 mil toneladas por dia, os orgânicos são 50%. Cerca de 35% é resíduo seco com possibilidade de ser reciclado e tem ainda um porcentual de 18% que é rejeito. Se considerarmos somente a porcentagem de resíduos secos, com as centrais nós vamos conseguir processar cerca de 45% deste material”, afirmou o secretário de Serviços, Simão Pedro.

A estimativa de receita líquida mensal é de R$ 1,6 milhão. O investimento na obra e na aquisição do maquinário é de, aproximadamente, R$ 33 milhões.

Ampliação e novo modelo

Atendendo a meta da Prefeitura, a coleta seletiva, realizada parcialmente em 75 distritos, também será ampliada em 2014 para mais oito distritos: Campo Limpo, Capão Redondo, Pedreira, Cidade Dutra, Grajaú, Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa e Jardim São Luis. Em mais de 40 dos 75 distritos, a coleta será universalizada (ver relação completa abaixo).

Até 2016, todos os 96 distritos serão contemplados com o serviço.
Além disso, a coleta seletiva conta agora com novo modelo, baseado no tripé formado por Conselho Gestor, Agente Operador e Fundo Privado. Entenda o processo: Conselho Gestor — órgão que será responsável pela gestão de um fundo privado e pela contratação do Agente Operador. Integram o conselho cooperativas não-conveniadas com a Amlurb que aderiram ao novo modelo e as que já são conveniadas; organizações não-governamentais; representantes do poder público indicados pela autarquia, Secretaria de Serviços e Secretaria do Verde e Meio Ambiente; além de representante de instituições de Ensino Superior e pesquisa.

Agente Operador — irá operar o sistema e terá, entre suas principais atribuições, a comercialização dos resíduos triados pelas megacentrais e, eventualmente, por cooperativas.

Fundo – Formado pelo montante de resíduos comercializados, que serão revertidos para a melhoria do trabalho dos catadores e a inclusão de mais cooperativas no sistema.

Distritos com coleta seletiva universalizada em 2014

SUBPREFEITURAS DISTRITOS
Campo Limpo  Campo Limpo
 Capão Redondo
 Vila Andrade
Cidade Ademar  Cidade Ademar
 Pedreira
 Jabaquara  Jabaquara
 M Boi Mirim  Jardim Angela
 Jardim São Luis
 Parelheiros  Marsilac
 Parelheiros
 Santo Amaro  Campo Belo
 Campo Grande
 Santo Amaro
 Socorro  Cidade Dutra
 Grajaú
 Socorro
 Vila Mariana  Moema
 Saúde
 Vila Mariana
 Aricanduva/Formosa  Aricanduva
 Carrão
 Vila Formosa
 Cidade Tiradentes  Cidade Tiradentes
 Ipiranga  Ipiranga
 Cursino
 Sacomã
 Itaquera  Cidade Líder
 Itaquera
 José Bonifácio
 Parque do Carmo
 Sapopemba  Sapopemba
 Vila Prudente  Vila Prudente
 São Lucas
 Ermelino Matarazzo Ermelino Matarazzo
Ponte Rasa
 Guaianases Guaianases
 Lageado
 São Matheus  São Matheus
 São Rafael
 Iguatemi
 São Miguel  São Miguel
 Jardim Helena
 Vila Jacuí
 Itaim Paulista  Itaim Paulista
 Vila Curuçá