Ágora fab livre promove discussões sobre a produção digital e suas relações e impactos na cidade

Atividades começam na terça-feira (12) no Centro Cultural São Paulo

A Ágora surge na Grécia, é uma espécie de praça em que a esfera pública grega - política e cultural – tem o seu ápice no mundo antigo, na qual os cidadãos exercem a democracia e debatem assuntos relacionados à cidade. Com este sentido, de 12 a 22 de julho, será promovido o _ágora fab livre no Centro Cultural Vergueiro.

O encontro reunirá professores, artistas e makers que falarão sobre cultura e sua relação com a fabricação digital. Os Fab Labs Livres são espaços que possuem equipamentos e instrumentos que dão condições para que o conhecimento se manifeste e se propague; pretende-se, com o encontro, analisar o rumo das iniciativas de fabricação digital como política pública, seus atores e, especialmente, a forma com que estas experiências repercutem no modo de produzir e consumir cultural digital na cidade.

A coordenadora da rede FabLab Livre SP, Juliana Pessoa afirma sobre as mudanças que a fabricação digital promove, especialmente se relacionadas com facilidade no acesso e democratização. “A fabricação digital dá condições para que as pessoas mais simples e com baixa remuneração possam ser protagonistas na produção de tecnologia, antes eram espectadores”, disse.

Nos dias 12,14,19 e 21 – das 10 às 13h – será promovida a oficina ToyLab. A atividade pretende usar a tecnologia da impressão 3D para confeccionar bonecos que tenham características da diversidade cultural brasileira, incentivando o empoderamento dos jovens por meio da reflexão a respeito das consequências sociais e ambientais do consumismo e da falta de modelos de representatividade social.

Confira a programação no site: http://fablablivresp.art.br/agora-fab-livre