Maker Day na rede FabLab Livre SP

Oficina maker promovida pela Intel incentiva alunos do ensino fundamental e médio a criarem soluções para problemas da cidade

A rede FabLab Livre SP recebe neste mês atividades do Intel Maker Day. As oficinas acontecem nos dias 13, 20 e 27 de junho, das 13h30 às 17h30, nos laboratórios CEUs Heliópolis (13) , Anhanguera (20)  e Três Pontes (27), e serão replicadas em outros laboratórios da rede durante o ano. Estas atividades, ministradas por funcionários da Intel, têm como público alvo alunos do ensino fundamental e médio, ensinando-os técnicas de brainstorm (técnicas para desenvolver ideias e selecionar as melhores para desenvolvimento), programação e pitching (apresentação simples e curta), tudo isto com objetivo de conceber algum tipo de protótipo relevante na solução de problemas da comunidade. Os Maker Days são promovidos em outras cidades do Brasil pela Intel e servem de introdução para os que querem participar do Maratona Maker Intel, evento em que crianças e jovens são incentivados a criarem projetos no modelo do "faça você mesmo".

Os alunos que participarem aprenderão a desenvolver utilizando Genuino (arduino). Estes equipamentos são computadores em miniatura, compostos de entrada USB, bluetooth e todas ferramentas necessárias para que se possa programar usando esse mecanismo. Com o conhecimento adquirido os participantes deverão criar projetos relacionados à Internet das coisas (Internet of Things), conceito que em que objetos de nosso dia a dia, como relógios, geladeiras, semáforos ou carros, conectam-se à rede, coletam informações e as compartilham na rede com um objetivo prático. Os projetos devem propor resoluções de problemas do cotidiano de uma cidade. Hoje, por exemplo, já há projetos que usam esta tecnologia que conectam smartphones às placas arduino e colhem dados sobre a qualidade do ar, ou seja, é a tecnologia interagindo com o físico.

A rede FabLab Livre SP oferece 27 cursos em suas 12 unidades e, posteriormente, também replicará as oficinas do Maker Day para o público geral.

Os interessados em participar do Maker Day nos FabLabs devem estar cursando o ensino fundamental e médio e poderão se inscrever, em breve, no site http://fablablivresp.art.br/. Serão 110 vagas.

Maratona Maker

Durante o Maker Day serão formadas equipes de cinco alunos, estas, após o término de seus projetos, poderão enviar até o dia 30 de setembro o protótipo para participarem da competição Maratona Maker, por meio de formulário no site: https://education.seek.intel.com/maratonamaker.

A Intel escolherá os 50 melhores projetos. Uma placa Genuino 101 e itens periféricos serão concedidos para as equipes selecionadas, que também contarão com orientação virtual para o desenvolvimento do protótipo final. Este protótipo deve ser enviado até o dia 18 de novembro, contendo descrição do projeto, fotos e link para um vídeo do Youtube em que mostra o funcionamento do modelo. Serão três projetos vencedores, um do Ensino Fundamental II e dois do Ensino Médio. Os participantes das equipes vencedoras serão contemplados com a Innovation Trip, uma viagem para São Paulo com diversas atividades, com duração de dois dias, incluindo traslado aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação. O regulamento da Maratona Maker pode ser consultado aqui.

Confira a agenda do Maker Day na rede FabLab Livre SP:

13/jun - CEU Heliópolis
Oficina  - 50 vagas
13h30 às 17h30

20/jun - CEU Anhanguera
Oficina  - 30 vagas
13h30 às 17h30

27/jun - CEU Três Pontes
Oficina  - 30 vagas
13h30 às 17h30