FabLabs beneficiam moradores da Zona Leste

Os laboratórios possuem equipamentos de última geração como impressoras 3D, cortadora a laser e cortadora de vinil

A Zona Leste de São Paulo costuma marcar o início dos projetos de inclusão digital da Secretaria de Serviços na cidade. Foi assim com o primeiro Telecentro e também com as primeiras praças WiFi Livre. Com a nova Rede FabLab Livre SP, futuramente composta por 12 laboratórios, não está sendo diferente diferente. Em dezembro de 2015 foram entregues os primeiros quatro FabLabs – três deles na Zona Leste - Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), Casa da Memória de Itaquera, Centro Cultural da Penha e Galeria Olido. O CEU Três Pontes, no Jardim Romano, também terá um Laboratório de Fabricação Digital.


Os FabLabs surgiram nos Estados Unidos, na universidade Massachusetts Institute of Technology e espalharam-se pelo mundo. Os FabLabs da Prefeitura de São Paulo diferem dos demais pois, além de compor a maior rede do mundo, também é a única inteiramente gratuita. Os laboratórios foram instalados, prioritariamente, em áreas socialmente vulneráveis e com grande circulação de potenciais alunos.

O secretário de Serviços, Simão Pedro, lembrou as potencialidades do projeto. “As possibilidades com estes espaços são infinitas, nós queremos ter um direcionamento para tecnologias assistivas para permitir que pessoa que tem mobilidade reduzida tenha uma melhor qualidade de vida usando os equipamentos que serão produzidos aqui”, disse.
Outra característica importante do projeto, a representatividade em todos espaços da cidade, também foi citada pelo secretário. “Nós vamos ter unidades desde a extrema periferia até as áreas mais centrais da cidade. Isto dá oportunidade para que todos os munícipes, estejam eles na Cidade Tiradentes ou Heliópolis, possam ter acesso a esta tecnologia inclusiva”, concluiu.


Os laboratórios possuem uma série de equipamentos de última geração como impressoras 3D, cortadora a laser e cortadora de vinil (corta com precisão adesivos e papéis de gramaturas variadas). Esses mecanismos são capazes de produzir mobiliário, drones (Veículo aéreo não tripulado) e até mesmo próteses. Mensalmente são oferecidos cerca de 14 cursos, como o de Introdução à modelagem e impressão 3D, marcenaria, scratch (programação de jogos),Ink Scape (Desenho Digital) e eletrônica básica, todos emitem certificado para os alunos. Os cursos são livres e gratuitos e qualquer munícipe pode participar. Para conferir o calendário dos cursos acesse a página do Facebook FAB LAB LIVRE SP.
Veja a lista completa dos FabLabs da cidade:

Grandes Laboratórios

Centro Cultural Cidade Tiradentes*
Centro de Convivência de Heliópolis
Chácara do Jockey Club
Galeria Olido*

Mini Laboratórios
Casa de Memória de Itaquera*
Centro Cultural da Penha*
CEU Três Pontes
Centro Cultural da Juventude
Centro Cultural São Paulo
CEU Anhanguera
Espaço São Luís (Telecentro Criança Feliz)
Vila Itororó
*Em funcionamento

WiFi Livre
O programa WiFi Livre SP – presente em 120 praças/parques da cidade - teve início no dia 24 de janeiro de 2014 com a abertura do sinal, simultaneamente, no Páteo do Colégio e na Praça Dilva Gomes (Arthur Alvim). A Zona Leste, com 36 praças WiFi Livre SP, é a região que possui o maior número de locais com internet livre e gratuita.
Confira a relação das praças WiFi Livre SP em http://wifilivre.sp.gov.br/index.php