Share

Praça das Artes

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) iniciou a construção do complexo Cultural Praça das Artes em maio de 2009 com previsão de conclusão em 2012.

A obra engloba a construção e restauro de um conjunto de edifícios que formará três módulos culturais.

Módulo I – Denominado Corpos Artísticos, está localizado com frente para rua Formosa, no espaço do antigo Cine Cairo. Será um prédio de onze andares que abrigará salas para ensaio da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Quarteto de Cordas de São Paulo e o Coral Paulista. Com a finalização das obras do novo prédio os “corpos artísticos” realizarão os ensaios em salas que reproduzem as dimensões do palco do Teatro Municipal.

Módulo II – Estacionamento – área de frente para a rua Conselheiro Crispiniano, que está em fase de escavação. A parte próxima à rua Conselheiro Crispiniano terá aproximadamente 8 metros de altura, e a parte mais profunda com 12 metros de altura. Este espaço terá cerca de 200 vagas, distribuídas em dois pisos. Na laje superior ao estacionamento será construída uma praça.

Módulo III – Escola de Música e Centro de Documentação, localizado no prédio do antigo Conservatório de Música de São Paulo.
O trabalho no prédio do antigo Conservatório de Música é manual, pois estão sendo feitas raspagens nas paredes manualmente, até chegar na camada original do prédio. As peças de gesso estão sendo restauradas, devolvendo ao prédio todo o glamour de quase dois séculos passados.

Reciclagem:
O entulho proveniente das demolições está sendo encaminhado para reciclagem, e serão reaproveitados para base de pavimentação de ruas da periferia da cidade de São Paulo.

Área

A área necessária para a implantação da Praça das Artes, que chega a 28.500m², é formada pelo quadrilátero das ruas Formosa e Conselheiro Crispiniano, Praça Ramos de Azevedo, e avenida São João.

Veja as fotos do dia 20-03-2012

Veja as fotos do dia 05-12-2011

Matérias sobre a obra Praça das Artes

Imprensa/SIURB