Recanto dos Humildes: Prefeitura inaugura Parque Linear

PMSP

Localizado no entorno do córrego Júlio Maciel, o Parque Linear Recanto dos Humildes recebeu investimentos de R$ 5 milhões, que abrangeram obras de canalização, implantação de playgrounds, paisagismo e iluminação.

 

O prefeito de São Paulo inaugurou neste sábado, dia 29, o Parque Linear Recanto dos Humildes, em Perus, Zona Norte. Localizado no entorno do córrego Júlio Maciel, o Parque Linear recebeu investimentos de R$ 5 milhões, que abrangeram obras de canalização, implantação de playgrounds, paisagismo e iluminação. As obras integram o Programa de Urbanização de Favelas, executado pela Secretaria Municipal de Habitação, e vão beneficiar cerca de 6 mil moradores das favelas Recanto dos Humildes e Recanto Paraíso.

"Entregamos para a comunidade a reurbanização de uma importante área para que as pessoas que moram nessa região possam ter uma melhor qualidade de vida", disse o prefeito, ressaltando a importância das obras. "Aqui era uma área sem canalização, o esgoto corria a céu aberto e, através de um trabalho integrado da Prefeitura com o governo do Estado, entregamos o local totalmente reurbanizado e com esgoto canalizado", afirmou.

Os parques lineares têm áreas de lazer e recreação e a função de absorver as águas das chuvas, evitando que o transbordamento dos córregos provoquem transtornos e doenças aos moradores do entorno. As águas pluviais são naturalmente absorvidas pelas áreas verdes, que não são mais invadidas e ocupadas por moradias.

Nas obras de urbanização do Recanto dos Humildes a Prefeitura realiza obras de infra-estrutura, pavimentação, contenção e canalização. Já foram construídos mais 4.200 metros de pavimentação, calçadas, guias e sarjetas, redes coletoras de água e drenagem (1.238 metros), redes de esgoto (2.960 metros) e de contenção (1.000 metros).