Heliópolis: Entrega de mais 221 unidades habitacionais nas Glebas A e N

PMSP

Além dos apartamentos, foram entregues 13 boxes comerciais nas glebas A e N, algumas das mais populosas de Heliópolis. Já a urbanização abrangeu a canalização do córrego Sacomã e a construção de áreas de lazer, beneficiando um total de 12 mil pessoas.

 

A Prefeitura e governo do Estado concretizaram neste domingo (13/01) mais uma importante etapa do Programa de Urbanização de Favelas, da Secretaria Municipal de Habitação, realizado em Heliópolis. O prefeito de São Paulo, acompanhado do governador José Serra, entregou 221 unidades habitacionais e 13 boxes comerciais a moradores das glebas A e N, que, junto com a gleba K, são as mais populosas de Heliópolis - região com 125 mil habitantes.

As obras abrangeram a canalização do córrego Sacomã, construção de áreas de lazer, implantação de calçadas e serviços de paisagismo, beneficiando mais de três mil famílias somente nas glebas A e N, num total de 12 mil pessoas atendidas.

A área de intervenção na Gleba A alcança 89 mil metros quadrados e, na Gleba N, chega a 51,4 mil metros quadrados. Antes da intervenção da Prefeitura e do governo do Estado, os barracos beiravam o córrego Sacomã, onde havia despejo de esgoto. Agora, os moradores estão em arejados apartamentos com 44 metros quadrados, com sala, quarto, banheiro, cozinha e áreas de serviço em alguns deles.

Desde o início do programa, em 2005, já foram entregues 239 unidades na Gleba A - de um total que chegará a 548 - e 130 na N, além de uma unidade de AMA (Assistência Médica Ambulatorial) na região da favela. O governo do Estado também está construindo uma escola técnica na Gleba K, a fim de dar qualificação aos jovens que terminam o ensino fundamental, e a Prefeitura está instalando duas creches nessa área.

"Cada vez mais Heliópolis se aproxima da condição de um bairro, com infraestrutura compatível com a boa qualidade de vida para os paulistanos. Estamos muito felizes de manter o projeto estabelecido no início da nossa gestão e avançar bastante na urbanização dessa região, que é uma das mais adensadas da cidade de São Paulo", ressaltou o prefeito.

O governador José Serra comentou a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, que está se revertendo em melhorias para a população. "Essas ações refletem a prioridade do Estado e da Prefeitura. Heliópolis está se beneficiando pelo trabalho conjunto entre o governo estadual e o Município", destacou Serra.

O governador e o prefeito também fizeram entrega simbólica de chaves para as duas primeiras moradoras dos novos apartamentos na Gleba A, que foram Vaneide Ferreira de Araújo e Lídia Rodrigues Oliveira, respectivamente, e para o primeiro ocupante do boxe comercial, Israel Ribeiro. Eles também visitaram um apartamento onde agora estão morando os irmãos Edgar José da Silva Portela, 27 anos, metalúrgico, Francisco José da Silva Portela, 29, ajudante, e o auxiliar de produção Daniel Bezerra Silva, 27. Os três chegaram há três anos do Estado do Piauí e comentaram sobre a diferença na qualidade das moradias atuais para daqueles tempos.

"Está ótimo, melhorou muito. Antes eram barracos à beira do rio. Agora tem mais espaço para morar, é muita diferença", comentou Daniel Silva, visivelmente emocionado com a nova moradia.

 

Ver fotos