Sehab realiza encontro para discutir Plano de Zeis de Heliópolis, Zona Sul da capital

Estes planos devem apresentar as diretrizes para a transformação da área ocupada em uma área urbanizada e com qualidade de vida

 No sábado, 06/08, a Secretaria Municipal de Habitação reuniu na Subprefeitura do Ipiranga moradores da comunidade de Heliópolis, Zona Sul da cidade, para um debate sobre a proposta da Prefeitura do Plano de Zeis (Zona Especial de Interesse Social – ZEIS).

Desde 2002, o Plano Diretor Estratégico de São Paulo já previa a possibilidade de se eleger representantes da população moradora para compor um Conselho Gestor em cada ZEIS. O objetivo deste Conselho, que também está previsto no Plano Diretor aprovado em 2014, é envolver a comunidade na elaboração, aprovação e implementação dos Planos de Urbanização de ZEIS.

Partindo de um diagnóstico inicial, estes planos devem apresentar as diretrizes para a transformação da área ocupada em uma área urbanizada e com qualidade de vida. A criação do Conselho Gestor da ZEIS é, portanto, fundamental para a elaboração e implementação destes planos de forma participativa.

Cabe à Sehab a coordenação do Conselho Gestor, cuja composição deverá ser paritária – ou seja, com o mesmo número de representantes do poder público e da sociedade civil – e ampliada, com o objetivo de envolver, além dos representantes do poder público, as concessionárias de serviços, e além dos moradores, os proprietários de imóveis localizados na ZEIS. Vale lembrar que o mandato de conselheiro tem duração de dois anos.

Para mais fotos acesse o álbum da SEHAB.