Programa Renova Centro já começa a mudar a cara da Avenida São João

Por Rafaela Ferraz

Começaram as obras no Edifício Cineasta, primeiro prédio a ser contemplado pelo Programa Renova Centro. O imóvel, construído nos anos 1920, fica próximo à esquina das avenidas São João e Ipiranga – a mais famosa da cidade, imortalizada na canção “Sampa”, de Caetano Veloso.

O prédio será totalmente restaurado e vai ganhar salão de festas, sala multiuso, área de lazer, área médica e administrativa. Músicos, cenógrafos, bailarinos e atores, entre outros artistas aposentados serão os beneficiados com as 50 unidades. Enquanto as obras estiverem sendo realizadas, todos os tapumes que vão cercar o edifício serão grafitados pelo artista Raul Vito.

O Cineasta foi comprado pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) por R$ 4,2 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal. As obras já começaram e as primeiras unidades estão previstas para serem entregues no final deste ano. Ao todo, serão investidos R$ 4,5 milhões no edifício.

Criado pela Prefeitura em fevereiro de 2010, o Programa Renova Centro irá transformar 53 prédios ociosos da região central em moradia para cerca de 2.500 famílias, colaborando para a revitalização do centro. Estão entre eles os edifícios Mário de Andrade, o próprio Cineasta e o Santo André. A maioria dos apartamentos será destinada à locação social – famílias com renda de até três salários mínimos.

Em 2010, o projeto foi selecionado para participar da Conferência Internacional Informalidades: Revisão das Cidades da América Latina, organizado pela Universidade Cambridge, na Inglaterra, onde foram apresentados projetos de diversos países da América Latina.