Delegação francesa visita Paraisópolis

Na quinta-feira, 23 de abril, Christine Boutin, ministra de Habitação e do Urbanismo da França, e o cônsul francês em São Paulo, Jean-Marc Gravier, estiveram em Paraisópolis, onde visitaram áreas do projeto de Urbanização, da Secretaria Municipal de Habitação. A ministra e sua comitiva, integrada por aproximadamente 15 pessoas, foi recepcionada por Maria Teresa Diniz, arquiteta e coordenadora do Programa Paraisópolis. Foram visitadas a grande escadaria, toda reformada, que dá acesso à avenida Giovanni Gronchi, as obras de construção da futura avenida perimetral e o canteiro de obras, ao lado do CEU (Centro Educacional Unificado). A ministra se disse impressionada com o que viu, pela grandiosidade e complexidade do projeto.

“O projeto de urbanização da favela Paraisópolis foi criado para promover a regularização urbanística e fundiária, dar acesso aos moradores à infraestrutura urbana, além de proporcionar a inclusão social e uma melhoria das condições de habitação, saúde e educação”, disse Elisabete França, superintendente de Habitação Popular.

Após a visita, a delegação do governo francês foi recebida pela vice-prefeita Alda Marco Antonio, na sede da Prefeitura. A audiência - que contou com a presença do secretário de Habitação do município, Elton Santa Fé Zacarias - tinha como objetivo detalhar melhor o trabalho que tem sido realizado na área de habitação e desenvolvimento social nas esferas federal, estadual e municipal, além de fortalecer a relação entre os países. Boutin ficou particularmente impressionada com os projetos que conheceu em São Paulo. “Ações como as de Paraisópolis e de outras favelas brasileiras podem servir de exemplo para outros países”, afirmou a ministra.

Durante o encontro, a vice-prefeita ressaltou que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é um político jovem, que tem trabalhado em prol da cidade e da população desde sua recente reeleição. “Há muito trabalho pela frente”, declarou.
De acordo com o secretário Elton Zacarias, programas habitacionais envolvem vários setores, como infraestrutura, assistência social, meio ambiente, e muitos recursos, e demandam ações a longo prazo. O secretário de Habitação ressaltou a importância de uma política de continuidade de projetos nas sucessões governamentais.

A ministra francesa agradeceu a recepção e a visita, e reafirmou sua intenção de fortalecer os laços entre França e Brasil.