Trabalho da Sehab em Vargem Grande é reconhecido no Prêmio Master Imobiliário 2011

Por Luiz Rocha Pombo

O projeto da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) em Vargem Grande, Parelheiros (Zona Sul) foi um dos vencedores do Prêmio Master Imobiliário 2011 – o maior do mercado imobiliário nacional. Chamado de Museu Aberto da Cratera da Colônia, a obra foi vencedora na categoria Profissional, na divisão Preservação do Meio Ambiente. O Master Imobiliário teve mais de 80 projetos concorrentes e premiou 18, subdivididos nas categorias Profissional e Empreendimento.

Projetado pela Levisky Arquitetos Associados, o Museu da Cratera propõe a regularização fundiária de um loteamento com mais de 30 mil moradores e 2,4 milhões de m² de área, o que corresponde a uma vez e meia o tamanho do Parque do Ibirapuera. O loteamento possui uma depressão formada há mais de 20 milhões de anos, devido a um meteoro de aproximadamente 200 metros de diâmetro. É uma das 70 crateras existentes no planeta, e trata-se de uma área tombada pelo Patrimônio Histórico.

“A urbanização da região da Cratera da Colônia possui um conceito diferente. Os córregos da região serão recuperados e contornados por diversos parques lineares. Serão priorizadas as preservações da cratera e das formações naturais. Trata-se de um grande parque temático ou um parque museu”, explica Adriana Levisky, arquiteta responsável pelo projeto.

Ricardo Sampaio, diretor do Programa Mananciais, conta que, com a conclusão das obras, a região deverá tornar-se um ponto turístico. “A preservação da formação geológica da cratera deverá ser um grande atrativo para turistas visitarem a área”.

O Museu da Cratera recebeu menção honrosa em 2010 pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) no Prêmio IAB-SP. O projeto do Museu está em sua segunda fase, e deve ser concluído até 2016.

Em 2009, o case “Urbanização de Favelas – A Experiência de São Paulo”, também foi vencedor do Prêmio Master, na categoria empreendimentos.