Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo, recebe Secretaria Municipal de Habitação

O secretário adjunto de habitação, Gilmar Souza Santos, se reuniu com moradores, lideranças e agentes comunitárias de saúde, para apresentar e explicar as intervenções de melhorias, que serão realizadas no bairro

O secretário adjunto de habitação, Gilmar Souza Santos, apresenta as ações de melhorias no Jardim Keralux

Nesta quinta-feira, 09/11, o secretário adjunto de habitação, Gilmar Souza Santos, acompanhado da equipe social e técnica da secretaria, e do supervisor de habitação da Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo, Wandeley Muniz, se reuniu com as principais lideranças,  agentes comunitárias de saúde e moradores do Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo, zona leste da capital, para esclarecer sobre as ações de melhorias na área. O encontro aconteceu no salão de uma igreja, cedido pelo pastor Armando Rodrigues.


O secretário adjunto conduziu o encontro e fez uma apresentação sobre as principais ações previstas na área, entre elas obras de infraestrutura com canalização e adequação de córregos, adequação das redes de distribuição de água e coleta de esgotos, adequação das redes de drenagem, requalificação urbanística e pavimentação. Apenas após as obras de infraestrutura, será possível o trabalho de regularização fundiária com a emissão do documento de propriedade (matrícula). Também será formado um Conselho Gestor de ZEIS.

Gilmar Souza Santos, falou sobre a importância da participação da população no Conselho Gestor, de forma que os moradores atuem ativamente no planejamento, avaliação, fiscalização e controle das ações a serem desenvolvidas no perímetro. Segundo o adjunto, “o Conselho Gestor é uma forma de assegurar a participação popular na gestão dos serviços da secretaria, dando igualdade de poder, isso é uma maneira de se fazer uma gestão participativa, pautada na transparência das ações." 

Ao final da apresentação, o secretário adjunto abriu o diálogo, para ouvir as possíveis dúvidas dos presentes. Após o término, juntamente com os presentes na reunião, passou pela UBS, (Unidade Básica de Saúde) para conhecer as dependências, e reiterar o compromisso da construção de uma nova unidade. Em seguida, caminhou pelas ruas que serão pavimentadas, a fim de conhecer a realidade, e conversar com as famílias locais. 

“Estamos identificando as áreas mais precárias, levando informações aos munícipes, desenvolvendo de forma conjunta este projeto, que vai beneficiar milhares de famílias.” afirmou.

Orientado pelas agentes comunitárias de saúde ( ACS) , o secretário adjunto, seguiu pelas ruas que serão pavimentadas

As agentes comunitárias de saúde ( ACS), que orientaram o secretário adjunto, durante o percurso de horas no bairro

O loteamento que abriga mais de 12 mil famílias e foi ocupado na década de 90, está localizado, na região de Ermelino Matarazzo e pertence ao Banco do Brasil (BB), que recebeu a área após operação de empréstimo e falência da empresa chamada Keralux S/A Revestimento Cerâmicos, proprietária de aproximadamente 90% da terra onde hoje, se estrutura o Jardim Keralux, e que originou o nome do bairro. A área apresenta vários problemas urbanísticos e ambientais, entre eles: ausência de regularização ambiental, falta de canalização de córregos e pavimentação.

Será investida, uma quantia de R$ 102 milhões na área, pagos à Prefeitura pelo Banco do Brasil, em razão de um acordo de dívidas ativas com o munícipio, e pelos danos ambientais ocorridos ao longo dos últimos 20 anos no local. Com esse pagamento, a Prefeitura de São Paulo promoverá a regularização ambiental, urbanística e fundiária da área (Lei Federal nº 11.977/2009 e Lei Municipal nº 15720/2013).

A proposta aguarda a análise final da Justiça para ser colocada em prática. Em outubro, a Prefeitura oficializou um grupo de trabalho intersecretarial para articulação das ações de regularização urbanística, fundiária e ambiental necessárias a conclusão dos trabalhos.