Habitação expõe experiência de São Paulo no Fórum de Moradias para a Longevidade

Prefeitura de São Paulo compartilhou experiência da Vila dos Idosos, projeto voltado exclusivamente a idosos e apresentou o novo modelo do projeto piloto de Locação Social destinado à população de rua

CLIQUE AQUI para ver a reportagem no Caderno Especial do Jornal O Estado de S. Paulo.

O Brasil está envelhecendo e precisa repensar suas opções de moradia para um público mais maduro, mais longevo. Com o objetivo de colocar o assunto na agenda de discussões dos mais diversos segmentos o Estadão, o Secovi-SP e a Aging Free Fair promoveram o I Fórum de Moradia para a Longevidade, no dia 9/11, na sede do SECOVI. O debate contou com a participação dos governos estaduais e municipais, com a presença do secretário Municipal de Habitação, Fernando Chucre, secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, e governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho.

A Secretaria Municipal de Habitação e a COHAB-SP levaram a experiência da Vila dos Idosos, projeto voltado exclusivamente para população idosa, e apresentaram reflexões sobre a regulamentação federal do programa Locação Social, em desenvolvimento pelo Ministério das Cidades.

Secretário Municipal de Habitação, Fernando Chucre compartilhou a experiência da Sehab

Para além da regulamentação futura, o município também está dialogando com o Governo Federal para a implantação de Projeto Piloto de Locação Social voltado especificamente ao atendimento da população em situação de rua, inserida na política municipal de assistência - Locação Social - Pop Rua.

“O Ministro das Cidades autorizou a realização de seleção especial para aporte de recursos de R$ 50 milhões oriundos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS para atendimento específico à população de rua em estágio mais avançado de autonomia. Estes recursos serão investidos na execução de obras de requalificação e construção de nove edifícios e um terreno, totalizando 441 moradias”, afirmou o secretário ao esclarecer a nova proposta do projeto piloto de Locação Social.

Questionado se o modelo de locação social não seria uma solução de política pública habitacional para capital paulista, o secretário explicou “se a gente conseguir desenvolver um modelo de gestão adequada e que responda de forma efetiva, com análise de impacto a longo prazo, será ideal. Por isso a necessidade de se fazer um piloto, para mensurar os impactos financeiros e avaliar o que seria mais eficiente”.

Público acompanhou as discussões do I Fórum de Moradia para a Longevidade

Ao longo do dia, foram discutidas as tendências e apresentadas as experiências bem-sucedidas sobre: Cohousing (modelos e alternativas arquitetônicas); o mercado grisalho brasileiro; e Moradias para sêniors no Brasil, além das Parcerias Público-Privadas e moradias públicas para a longevidade. O futuro da habitação para o público sênior e os mais inovadores projetos residenciais do gênero no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa também foram foco durante painéis e plenárias com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros, entre eles Edgar Werblowsky, criador da Aging Free Fair e Laura Fitch, sócia-diretora da Fitch Architecture & Community Design e moradora no Pioneer Valley Cohousing.

Secretário Municipal de Habitação expõe experiência de São Paulo no Fórum de Moradias para a Longevidade