Secretaria anuncia retomada das obras em Heliópolis

Secretário Adjunto anuncia a construção de 221 moradias populares em mais uma importante etapa do Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação

Na manhã desta quarta-feira, 18/10, o secretário adjunto de habitação, Gilmar Souza Santos, juntamente com a equipe técnica e equipe social da secretaria, foi à Heliópolis, no distrito do Ipiranga, anunciar a retomada das obras para a construção de 221 unidades habitacionais na Gleba G. Ele foi recebido por Claudio Guther, coordenador de obras da construtora Simétrica juntamente com a equipe técnica responsável pelo empreendimento.                                              

Os futuros moradores que estavam presentes no pronunciamento, e que são amparados pelo programa auxílio aluguel da secretaria, aguardavam a retomada das construções há mais de 10 anos. “Essa notícia vem carregada de expectativas e de esperança”, disse Cristina de Souza, moradora da região.

O Secretário Adjunto, explica para os moradores, as ações tomadas pela secretaria para iniciar as obras do condomínio B, na Gleba G, Heliópolis

O projeto do empreendimento é do escritório Biselli Katchborian Arquitetos Associados e propõe a construção de 14 prédios interligados em um único complexo, com altura variando de quatro a oito pavimentos.  Estima-se que as ações de edificação comecem em março de 2018, a previsão de entrega é para outubro de 2019. O produto final beneficiará 221 famílias com unidades habitacionais e muitas outras com a urbanização e infraestrutura da área.

“Essas obras em Heliópolis, principalmente a construção dessas unidades habitacionais, refletem o empenho da Sehab”, afirmou o Secretário Adjunto.

Gilmar Souza Santos, e alguns dos futuros moradores do condomínio B, na Gleba G, Heliópolis

A secretaria de Habitação, desde 2005,  vem implantando o Programa de Urbanização de Favelas. Para dar início às obras, a Sehab formou convênios com a Companhia Habitacional de Desenvolvimento Urbano (CDHU), do Estado, com a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), com a Sabesp e Eletropaulo.

É o maior programa de obras desse tipo da América Latina. Em Heliópolis, vivem 125 mil habitantes nas 14 glebas existentes, que vão desde a letra A até a letra N. As obras foram concentradas em três glebas: A, K, N e G que são as áreas de maior risco. Nessas glebas foram feitas intervenções como construção de unidades habitacionais, pavimentação de ruas, implantação de rede de distribuição de água e esgoto, canalização dos córregos Sacomã e Independência, além de implantação de equipamentos de lazer e área verde.