Conselho Gestor de Heliópolis debate proposta de regularização das áreas de Zeis

Áreas de Interesse Social serão regularizadas e projetos serão deliberados pelo Conselho

Representantes do Conselho Gestor de Heliópolis se reuniram nesta sexta-feira (11/8) com a equipe da Secretaria Municipal de Habitação para debater projetos na comunidade. O conselho foi recebido pelo secretário adjunto de Habitação, Gilmar Souza Santos, além da equipe social e de obras da secretaria.

Foram mais de três horas de debate onde cada conselheiro pôde questionar dúvidas e elencar polêmicas sobre as propostas de melhorias na região.

Segundo o secretário adjunto, “a secretaria está aberta ao diálogo e vai debater todas as propostas com o conselho consolidando um canal permanente e transparente com a população. O objetivo é trabalhar em parceria em prol da comunidade, e a secretaria não vai medir esforços para fazer um trabalho de excelência na região”.

Secretário adjunto, Gilmar Souza Santos, dialoga com Conselho Gestor de Heliópolis

O Conselho Gestor de Heliópolis foi formado por meio de um processo democrático e participativo ao longo de 2016 com a atuação de toda a comunidade local em fóruns regionais e foi eleito em dezembro do mesmo ano. A vigência do conselho é de 3 anos e o grupo é formado por 20 membros, sendo 10 da sociedade civil organizada e 10 do poder público, com os seus respectivos suplentes.

O Conselho Gestor tem um papel fundamental para deliberação das ações e projetos em Zonas de Interesse Social (ZEIS) na região e está previsto no Estatuto da Cidade e no Plano Diretor do Município de São Paulo.

Equipe social e técnica apresenta mapa com áreas sinalizadas aos conselheiros

Heliópolis é a maior comunidade da capital paulista cuja maior territorialidade é área de ZEIS, segundo o Plano Diretor Estratégico (PDE). Numa área total de 2 milhões de metros quadrados, cerca de 200 mil pessoas vivem ou trabalham em Heliópolis. A comunidade tem uma história de luta por melhorias e ao longo dos anos transformou a região em um bairro auto-suficiente.

Na região de Heliópolis, são mais de 1.960 unidades com obras licitadas, em andamento ou prestes a serem iniciadas, desse total 240 uhs serão entregues no segundo semestre e o restante ao longo dos próximos anos.

Segundo secretário, Gilmar Souza Santos, a secretaria vai trabalhar em parceria com o Conselho