Secretaria Municipal de Habitação urbaniza área de risco na região de Perus

Com risco geológico iminente, famílias do Sitio Itaberaba recebem obras de infraestrutura e contenção de encosta

O secretário adjunto de Habitação, Gilmar Souza Santos, equipe social e técnica da Secretaria Municipal de Habitação e a prefeita regional de Perus, Luciana Torralles Ferreira, vistoriaram nesta terça-feira (18) as obras de infraestrutura do Sítio Itaberaba, na região de Perus.

O loteamento foi ocupado na década de 70, consolidou-se ao longo dos anos e hoje é uma área de extremo risco geológico. As famílias aguardam intervenção do poder publico há anos e após um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Publico, a Prefeitura iniciou as obras de urbanização para eliminação do risco na área.

Secretário adjunto, Gilmar Souza Santos, em reunião com a equipe técnica e social antes da vistoria às obras

O projeto de requalificação do assentamento prevê espaço de lazer e cultura, como quadras e playgrounds, obras de pavimentação, drenagem, implementação de escadarias e contenção de encostas, projetadas para integrar as áreas e a comunidade. Ao todo serão beneficiadas diretamente cerca de 500 famílias e a previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2018.

O secretário adjunto conduziu as ações e reiterou a preocupação do poder público com a região "a secretaria está muito preocupada com a situação das famílias do Sítio Itaberaba, a área é de extremo risco e a responsabilidade pela segurança das famílias é do poder público. Buscamos recursos para continuidade da ação e vamos dialogar com a comunidade em busca de uma solução para todos, também vamos monitorar as obras para garantir que o projeto seja executado da melhor forma possível", afirmou.

Obras de contenção de encosta são vistoriadas pela equipe técnica da secretaria e pelo secretário adjunto, Gilmar Souza Santos

Após as obras, a secretaria vai viabilizar a regularização fundiária e cartorária dos lotes por meio do Programa de Regularização Fundiária garantindo às famílias o acesso à moradia digna, com serviços básicos como distribuição de água, energia elétrica e saneamento, além da titulação dos seus imóveis e inserção à cidade formal.

Perímetro de intervenção no Sítio Itaberaba, em Perus

 

Veja o álbum de fotos com as obras no Sítio Itaberaba - Perus: acesse

 

 Assista o vídeo e entenda o histórico da ocupação no local: