O portal Habitasampa está no ar!

Formado por três dimensões – site, mapa e operação – o sistema pretende potencializar a política de disseminação de informações da secretaria, garantindo a transparência e a interação entre o cidadão e o poder público

O Portal Habitasampa, sistema desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação, está no ar. Com o objetivo de promover melhorias nos processos de trabalho, atendimento e formulação de políticas públicas habitacionais.

Formado por três dimensões – site, mapa e operação – o sistema pretende potencializar a política de disseminação de informações da secretaria, garantindo a transparência e a interação entre o cidadão e o poder público.

Pelo site é possível acessar informações de programas, projetos e atividades da Sehab. O portal ainda conta com uma plataforma participativa, relatórios de atendimentos realizados, disponibilização de informações e apresentação dos projetos em desenvolvimento.

O Habitasampa mapa utiliza a base do Google Maps, podendo-se alternar entre as imagens de satélite, híbrido e terreno, bem como as imagens das ruas com o Google Street View, além da pesquisa por endereços, tudo em um mesmo ambiente. Disponibiliza para download em formato shapefile os assentamentos precários do município, além de possibilitar o cruzamento de informações como: áreas de risco, camadas do Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento, equipamentos sociais e cadastro fiscal. Ainda possui um sistema de busca por Subprefeitura, quadra, lote, assentamentos precários, conjuntos habitacionais e outros. Em seu tutorial encontra-se uma descrição completa. A alimentação e manutenção dos dados disponibilizados são realizadas periodicamente por meio dos técnicos responsáveis.

Já a operação funciona como um sistema registrando as demandas habitacionais da cidade de São Paulo, que unidas formam o cadastro social. Ela é composta por outras ferramentas que possibilitam, por exemplo, o pagamento de auxílio aluguel, a emissão de títulos de regularização fundiária e a gestão cartográfica dos assentamentos precários. O seu desenvolvimento está sempre em processo de revisão, seja para aperfeiçoar suas funcionalidades ou para atender novas necessidades de trabalho da Sehab, criando novas aplicações que permitam a devida comunicação entre os diferentes bancos de dados e forneçam, com a agilidade necessária, relatórios de monitoramento e avaliação dos processos executados pelo sistema.

No Portal você também encontra o caderno de discussão pública do Plano Municipal de Habitação.


O Habitasampa está disponível no http://www.habitasampa.inf.br.