Na revista do Sinduscon, secretário destaca PMH e Locação Social entre as prioridades de Sehab

Ao longo da entrevista enfatizou ações da gestão como o Plano Diretor Estratégico, que manteve no zoneamento as zonas destinadas às habitações de interesse social


O secretário João Whitaker concedeu entrevista exclusiva para a revista Notícias da Construção, do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). Na entrevista, concedida no final de março, Whitaker anunciou que estava fazendo gestões junto ao Ministério das Cidades para incluir elevadores nos projetos do Minha Casa, Minha Vida em São Paulo. Na segunda quinzena de abril, a medida foi aprovada pelo governo federal e vai possibilitar a construção de prédios mais altos, propiciando um adensamento populacional maior em regiões em que existem terrenos, infraestrutura e serviços públicos disponíveis.

Entretanto, considerando inclusive que os investimentos no Minha Casa, Minha Vida têm sido prejudicados pela crise econômica, o secretário destacou a importância de fortalecer os demais eixos da política habitacional, com destaque para a intervenção integrada em áreas precárias, estruturada em quatro pilares: “regularização fundiária, melhoria da infraestrutura e dos equipamentos urbanos, provisão de habitação quando for o caso, e melhoria habitacional do parque existente”. Ele lembrou que essas ações serão essenciais na atualização do Plano Municipal de Habitação, que será promulgado ainda em 2016.

Outro aspecto relevante, segundo o secretário, é a política de locação social, que vai permitir a constituição de “um parque de moradias próprio da prefeitura que possa ser destinado a famílias de baixa renda, e com isso segurar um pouco a valorização imobiliária dos aluguéis”.

Ao longo da entrevista, Whitaker enfatizou ações da gestão do prefeito Fernando Haddad como o Plano Diretor Estratégico, que manteve no zoneamento as zonas destinadas às habitações de interesse social, e a enfática prioridade ao transporte público para gerar “consciência de ocupação do espaço público” em São Paulo. Para ele, essa consciência é fundamental para construirmos uma cidade melhor.

Leia na íntegra: https://goo.gl/abvbA1

Foto: Jorge Rosemberg