Em mais uma reunião, Sehab apresenta o projeto de implantação do Parque e conjunto habitacional Espanha aos membros do Conselho Participativo da Cidade Ademar

Equipe da secretaria explicou aos membros do conselho e moradores da região como será a implantação do parque de 550 mil m², a preservação das 11 nascentes, e a construção das moradias, que irão contemplar 3.860 famílias que já foram removidas da própria região de mananciais e estão em aluguel

Moradores do bairro e representantes do Conselho Participativo Cidade Ademar escutaram as explicações sobre o Projeto Espanha e depois colocaram suas dúvidas. A reunião aconteceu na sede da Subprefeitura Cidade Ademar, dia 05.03, na sala de reuniões do conselho tutelar. O projeto Espanha ficará localizado no bairro de Pedreira em Cidade Ademar, na região de mananciais, próximo a represa Billings.

Nas dimensões do projeto – em uma área ZEIS 4 (Zona Especial de Interesse Social), destinada à implantação de moradia – do total de 830 mil m², serão destinados 550 mil m² para a execução de um parque pela Prefeitura, 14 mil m² para instalação de comércios, 198 mil m² para a construção de moradia popular, mais 30 mil m² ruas urbanização e infra: ruas projetadas, circulação de pedestres entre os condomínios, e trechos de alargamento, e outros 38 mil m² de área institucional. 

Vale lembrar, que a área do parque não precisará ser comprada pela prefeitura, o que significa uma economia muito grande aos cofres públicos. O projeto será executado por meio de um convênio com a construtora que adquiriu o terreno e construirá pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Caberá à Prefeitura a indicação da demanda para a área, destinada prioritariamente às famílias removidas da Cidade Ademar por estarem em frente de obras do PAC.

Projetos ambientais. Também é parte do projeto melhorar as características ambientais do entorno. Todas as 11 nascentes do terreno serão preservadas. Será implantado o quinto maior Parque da cidade de São Paulo, com 550 mil m2, com ciclovia, pista de corrida e equipamentos de lazer. Serão plantadas novas 28.800 mudas, incluindo mudas exóticas. As áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente) serão preservadas e mais da metade da área será permeável, o que permite recarga com água de qualidade para as nascentes e o manancial Billings.

Residencial Espanha. Outro ponto são os 3.860 apartamentos que serão construídos. O Residencial Espanha será viabilizado pelo Programa Minha Casa Minha Vida e PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), do Governo Federal. As famílias que serão contempladas com essas unidades serão da própria região de mananciais. Ou seja, são famílias que já foram removidas por estarem em áreas de risco, frentes de obra e recebem o auxílio aluguel. Prioritariamente, as moradias serão para as famílias da região de Cidade Ademar e, à medida que alguns contemplados não aceitarem os apartamentos, outros beneficiários do auxílio aluguel em regiões próximas a Cidade Ademar serão chamados.

“No Projeto Espanha, não haverá um aumento de população na região, e sim uma realocação de famílias removidas de áreas de alto risco em manancial para uma moradia digna, dotada de toda infraestrutura e áreas de convivência. Já o parque de 550 mil m² será praticamente de graça, sendo que o poder público não precisará gastar com a desapropriação da área, como é feito de costume”, afirmou Márcia Terlizze, Diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Habitação.

Área institucional. São 30 mil m² de área destinada a implantação de dois Centros de Educação Infantil (CEI e CEMEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Inspetoria para sediar a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e um Complexo de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A área institucional será implantada pela Prefeitura para atender às necessidades da comunidade na região de Pedreira.

Infraestrutura. Para as ruas projetas, circulação de pedestres entre os condomínios, e trechos de alargamento no entorno, estão destinados 30 mil m².

Córrego Zavuvus. Antes da apresentação sobre o Projeto Espanha, alguns participantes da reunião apresentaram dúvidas sobre as remoções e as obras de drenagem do Córrego Zavuvus, que serão executadas pela SIURB (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras). Com relação aos auxílios aluguéis pagos pela Sehab, será agendada uma reunião com as famílias que estão na área do Zavuvus para encaminhar o caso.