Convênio entre Prefeitura e Estado permite a construção de mais cem unidades na zona norte

Residencial Bela Morada é entregue após um ano de obras. Iniciado em junho de 2013, o conjunto foi concluído em julho deste ano

Nesta sexta-feira, dia 05, foram entregues cem unidades habitacionais no Residencial Bela Morada, na Freguesia do Ó, zona norte da cidade. Localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 271, o projeto faz parte de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da CDHU, Secretaria Municipal de Habitação e COHAB e permitiu o gerenciamento da construção pelo município, com recurso integral da CDHU, que investiu R$ 11 milhões.

“Estou muito satisfeito em conseguir começar e entregar um empreendimento na nossa gestão. Esse conjunto contempla uma história de luta desde 1988. Além dessa obra, nós vamos construir nas regiões da zona Norte mais 13 mil unidades habitacionais”, ressaltou José Floriano, secretário municipal de habitação.

Para o terreno existia um convênio entre a Cohab e a Associação de Mutirantes Jardim das Graças assinado na década de 90 para construção de unidade por meio do antigo Programa de Mutirões. Como o convênio não foi executado ao longo dos anos, a Sehab, Cohab e CDHU firmaram um novo convênio que permitiu o repasse de recursos da CDHU à Sehab para construção do conjunto, o que garantiu a demanda para a associação.

A demanda do residencial foi indicada pela Associação fundada em 1988 por Benedito da Conceição, conhecido como Seu Menino, que veio a falecer em 2007. Sua filha Claudete Souza da Conceição deu continuidade ao trabalho, que será concluído com a entrega do conjunto. O trabalho social está sendo executado pela COHAB em parceria com a Associação.

“Temos que lutar para conseguir nossos sonhos. São 15 anos de luta e reuniões na Prefeitura. Mas, só agora conseguimos a nossa tão sonhada casa, um conjunto habitacional nosso. Dou os parabéns a todos”, declarou Claudete Souza da Conceição, Presidente da Associação de Mutirantes Jardim das Graças.

As famílias assinaram contrato definitivo com a CDHU em agosto de 2014. A próxima etapa é a realização da vistoria técnica nos apartamentos com a presença das famílias.

As famílias poderão mudar a partir da próxima semana e pagarão um valor pela unidades altamente subsidiado que será gerenciado pela CDHU.

“Não é mais possível construir habitação na cidade de São Paulo sem o apoio das três esferas do poder público – municipal, estadual e federal. Os custos são muito altos e os desafios são muito grandes”, disse Marcos Penido, secretário da habitação do Estado de São Paulo.

O conjunto tem 5 blocos com 20 apartamentos em cada, sendo 5 adaptados para deficientes e conta com área de lazer e estacionamento. Cada unidade tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 48m2 de área.

 

 

Zona Norte vai ganhar 13 mil novas moradias

São 13 mil unidades habitacionais viabilizadas pela secretaria na zona norte da cidade, que inclui as subprefeituras da Freguesia do Ó, Casa Verde/Cachoeirinha, Vila Maria/Vila Guilherme, Pirituba, Jaçanã, Perus e Santana/Tucuruvi. Além da produção de novas moradias, a secretaria também vai beneficiar mais 11.300 famílias com o Programa de Regularização de suas unidades habitacionais, outras 41.500 famílias serão beneficiadas com com o Programa de Regularização e Loteamentos. Outras 17 mil famílias com o Programa de Urbanização de Favelas. Ao todo são 82 mil famílias contempladas com ações de habitação na região norte da cidade.

 

 

89 mil mil unidades já foram viabilizadas em toda cidade

A secretaria trabalha para cumprir o programa de metas que prevê a entrega de 55 mil uhs em quatro anos, até 2016. Para essa meta de governo já existem terrenos e áreas adquiridas para construção de Habitação de Interesse Social. Desde janeiro de 2013, a Secretaria Municipal de Habitação conseguiu viabilizar terrenos para construção de mais de 93 mil novas moradias, em suas diversas fases: concluídas, em obras, contratadas, em projeto, em aprovação ou em planejamento. Desse total: 2,6 mil foram concluídas e entregues, 13 mil estão em obras, 58 mil estão contratadas ou prestes a serem iniciadas e 20 mil em fase de aprovação ou elaboração de projeto. Existe um planejamento concreto e real que pode ser acompanhado através de uma ferramenta que apresenta o mapeamento das obras em andamento na cidade, o Habisp (www.habisp.inf.br).

O primeiro ano de gestão foi focado na busca de áreas possíveis de construção de Habitação de Interesse Social (HIS). Hoje a secretaria trabalha para desapropriar 167 áreas (entre terrenos e prédios), sendo 81 delas mapeadas e decretadas de interesse social pela PMSP em 2013. Foram investidos 80 milhões em desapropriações no ano passado e mais 220 milhões estão sendo investidos neste ano.