Comunidade Heliópolis ganha novo conjunto habitacional

São 199 unidades localizadas no Empreendimento Juntas Provisórias – Gleba G. Mais 1.860 unidades serão construídas em Heliópolis até 2016

Nesta sexta-feira, dia 15, serão entregues 199 unidades habitacionais no Empreendimento Juntas Provisórias, na Gleba G, em Heliópolis. O conjunto está localizado na Rua Comandante Taylor, 771. As obras tiveram duração de três anos e todo o recurso foi da Prefeitura de São Paulo, o equivalente a R$ 33.850 milhões.

As famílias beneficiadas com as moradias foram removidas de áreas de risco na própria comunidade, receberam atendimento provisório por meio de auxilio moradia da Secretaria Municipal de Habitação e agora, poderão mudar para as  novas unidades.

“Para nós do poder público é uma obrigação e um grande desafio cumprir a meta habitacional. Parabenizo a todas as famílias contempladas. Hoje também assinamos uma ordem de serviço para a construção de mais 221 unidades habitacionais no terreno aqui atrás do conjunto da Gleba G”, ressaltou José Floriano, Secretário Municipal de Habitação.
 


Os apartamentos possuem 50 m2, dois quartos, sala, cozinha, lavanderia e ampla sacada. O empreendimento também conta com uma área de lazer comum, com equipamentos para esporte e playground. No conjunto, na parte externa, foram construídas 4 salas comerciais, que serão destinadas aos moradores.

“Hoje tenho um endereço fixo. Chegou o grande dia. Agradeço a todos os moradores que conseguiram suas unidades e as equipes do social e da Secretaria Municipal de Habitação”, comemora Márcio Mascarenhas, morador do Empreendimento Heliópolis Gleba G.

O empreendimento foi construído através do Programa de Urbanização de Favelas que prevê a implantação de infraestrutura na região, o que beneficia toda a comunidade, além das famílias com as novas unidades. Os empreendimentos construídos através do programa são destinados exclusivamente às famílias da comunidade, que antes estavam em áreas de risco.

As famílias assinaram um Termo de Permissão de Uso Oneroso e pagarão um valor altamente subsidiado de aproximadamente 50% do valor real da unidade, o que corresponde a cerca de 70 mil reais. As famílias pagarão um valor de acordo com a renda mensal apresentada, que pode ser de 120 a 240 reais mensais. Após a regularização fundiária do empreendimento, as famílias assinarão o Termo de Compra e Venda da unidade e o valor pago até esse momento será descontado do total da unidade.
 

 


Heliópolis vai ganhar mais 1.860 novas moradias até 2016

Desde o ano passado, já foram entregues na comunidade de Heliópolis 200 unidades, no Empreendimento Heliópolis Gleba H. Outra obra finalizada em abril de 2014, foi a canalização de 880 m do córrego da Independência/Viela das Gaivotas. Essas duas intervenções tiveram um investimento total de aproximadamente R$ 77.800 milhões.
Está prevista a construção de mais 1.860 unidades habitacionais em cinco empreendimentos da comunidade: área da Sabesp 2, Sabesp 1, Estrada das Lágrimas, Condomínio B da Gleba G e o Conjunto São Pedro e Liviero.

Conjuntos que serão construídos em Heliópolis até 2016:
Sabesp 2 - 1.200 unidades
Sabesp 1 - 152 unidades
Estrada das Lágrimas - 187 unidades
Gleba G (2° etapa) -  221 unidades
São Pedro e Liviero  - 100 unidades

Ainda com previsão de término para 2016, serão instalados os serviços de infraestrutura na Gleba K de Heliópolis – redes de água e esgoto, drenagem e pavimentação. Também será concluído um Centro Comunitário, que será instalado no residencial Comandante Taylor. O córrego da Independência/Gaivotas também receberá serviços de urbanização e paisagismo.
 

 


Convênio e parceria com a CDHU

A Secretaria Municipal de Habitação assina também um Termo de Aditamento de um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU para repasse de recursos para construção de mais 350 unidades habitacionais. O convênio original previa a construção 1.050 unidades na Gleba H e Área da Sabesp 2. Com o aditamento, serão mais 24 milhões que correspondem a um acréscimo de mais 350 novas unidades, sendo 14 para a Gleba H (em fase final de obra) e 336 para a Área da Sabesp 2 (a iniciar).


Novas 4 mil unidades na área da Petrobrás

Será adquirido pela Caixa Econômica Federal o terreno da Petrobrás, localizado na Avenida Almirante Delamare, onde serão viabilizadas cerca de 4.000 mil unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa Minha Vida. A Secretaria Municipal de Habitação já realizou o levantamento topográfico da área para iniciar os primeiros estudos que permitiram saber a viabilidade de implantação. A previsão de início de obra é 2015.


Programa de Urbanização de Favelas

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação o Programa tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas, ocupadas desordenadamente e sem infraestrutura. O objetivo é transformar favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal, com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos.
O programa também inclui o reassentamento de famílias – em caso de áreas de risco – e a recuperação e preservação de áreas de proteção dos reservatórios Guarapiranga e Billings, além de melhorias habitacionais.
 

 


55 mil novas unidades habitacionais em toda a cidade

A meta até 2016 é entregar 55 mil novas uhs em quatro anos. Desde janeiro de 2013, a Secretaria Municipal de Habitação conseguiu viabilizar terrenos para construção de mais de 89 mil novas moradias. Desse total: 2,4 mil foram concluídas, 13 mil estão em obras, 53 mil estão contratadas ou prestes a serem iniciadas e 18 mil em fase de aprovação ou elaboração de projeto. Existe um planejamento concreto e real que pode ser acompanhado através de uma ferramenta que apresenta o mapeamento das obras em andamento na cidade, o Habisp (www.habisp.inf.br).

 

Fotos para download
Crédito: Fábio Arantes / SECOM

Foto 1Foto 2Foto 3Foto 4Foto 5 Foto 6 Foto 7Foto 8Foto 9